Foco de peste suína clássica é registrado em propriedade rural no Norte do Piauí

Por Painel Agro

Após investigação de mortalidade de suínos realizada em propriedade rural localizada na zona suburbana de Parnaíba, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) identificou um foco de Peste Suína Clássica (PSC) na região. O resultado foi confirmado pelo Laboratório do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo Genilson Sobrinho, diretor geral da Adapi, desde o sábado (3), vêm sendo tomadas todas as providências no sentido de eliminar o foco. “O estabelecimento em questão é de subsistência, com presença de apenas três suínos e todas as medidas sanitárias necessárias para a eliminação do foco foram imediatamente adotadas pela Adapi”, explicou.

Foco de peste suína clássica é registrada em propriedade Rural no Piauí (Reprodução)

O gestor enfatiza que as medidas de interdição da propriedade abrangeram o sacrifício sanitário dos três animais existentes e o início de uma investigação epidemiológica em propriedades vizinhas localizadas em um raio de três quilômetros, com o intuito de avaliar existência de animais contactantes ou com vínculo epidemiológico com o foco.

“Ressaltamos a necessidade do fortalecimento do Serviço veterinário estadual para realização das ações e nesta segunda (5), às 8h, tivemos uma reunião na Superintendência do Ministério da Agricultura no Piauí com superintendente do Mapa no Piauí e tratamos de ações e implementação de medidas sanitárias necessárias para contenção e investigação de focos”, ressaltou Genilson Sobrinho.

Segundo o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, as medidas sanitárias já foram adotadas como interdição da propriedade, eliminação dos animais no foco e desinfecção do estabelecimento. “Investigações complementares estão sendo realizadas na zona de vigilância”, reitera.

Com informações do CCom do Governo do Estado do Piauí 

Tópicos
SEÇÕES