Os filhos de pacientes vindos de Manaus que estão internados no Hospital Universitário (HU-PI), em Teresina, participaram, com exclusividade, na manhã desta segunda-feira,18, do programa Notícias da Boa, apresentado por Cinthia Lages, onde contaram suas angústias sobre a recuperação dos parentes.
Girlene e Alessandro dos Santos, são filhos do paciente Messias Oliveira dos Santos, 70 anos, um dos 9 pacientes transferidos. “Estamos acompanhado o estado de saúde do nosso pai através de boletins e de segunda a sexta estamos tendo víedochamada. Estamos Ansiosos e entregamos nas mãos de Deus. Ficamos a todo momento preocupados porque não podemos ir até Teresina ficar com ele”, disseram.
A amazonense, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Brenda Felix que reside em Teresina criou um grupo no WhatsApp de apoio para repassar as informações aos familiares que estão em Manaus. O grupo criado por Brenda é uma espécie de ‘mão amiga’ para os familiares que acompanham tudo, mesmo tão distante.
"Essa ideia surgiu porque somos do Amazonas e vimos a situação lá do nosso estado e quando soubemos da notícia que viria pacientes para cá a gente pensou diversas formas de poder ajudar, de tentar acolher alguém da família, mas como era Covid-19 pensamos em criar esse braço para elas. Coloquei uma arte na internet e criamos o grupo para informar nossos conterrâneos e não imaginávamos que teria essa proporção de apoio. Ontem conseguimos que uma psicóloga entrasse no grupo e ajudasse nesse processo de contato com outras famílias”, destacou Brenda Felix.
O filho do Sr. Messias Oliveira dos Santos relata que os primeiros sintomas da Covid-19 no pai começaram no Natal. “Ele sentiu os primeiros sintomas, tomou os remédios e começou a piorar. Logo em seguia eu peguei a Covid-19 também. Estava afastado dele e tive o apoio das minhas irmãs. Papai fez os exames e mandaram ele para casa, precisou de oxigênio para usar em casa mas acabou e começou a correria pelo material, tudo sem apoio e bateu o desespero. Levamos ele para o Hospital, não tinha leito e com insistência conseguimos internar”, conta Alessandro dos Santos.
“Surgiu a oportunidade de levar ele para ser transferido, não pensamos em duas vezes em aceitar porque vimos a situação desesperadora que estava aqui em Manaus”, completa a filha.
Em solidariedade os filhos encerraram a entrevista com uma mensagem de apoio num cartaz: "Pai, nós te amamos, estamos na torcida pela sua recuperação. Shirlene, Girlene e Alessandro, Ivanilde e Gizele, e todos que estão com você. Manaus/AM", dizia o texto.
Segundo o boletim médico do HU, o paciente segue reagindo bem a medicação e os familiares estão cheios de esperança que Messias Oliveira, volte para casa curado.