Por Ivan Lima e Victor Melo
A Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou, nesta terça-feira (05), um cumprimento de mandado de prisão contra Francisco Ronald dos Santos, de 21 anos, vulgo “Bofe”, suspeito de participar de uma execução registrada no dia 8 de março do ano passado na região da Vila Prainha, nas proximidades da Avenida Maranhão, zona Sul de Teresina. O crime teve como vítima Robert dos Santos Mendes, de 18 anos, que foi filmado pelos autores momentos antes de ser assassinado a tiros.
Em entrevista a Rede Meio Norte, o major Audivan Nunes, coordenador da Força Tarefa, explicou que os demais envolvidos no caso, que teve ampla repercussão, já foram presos e faltava apenas Francisco Ronald. Segundo ele, o alvo vivia trocando de endereços e é envolvido com facções criminosas, mas foi localizado na tarde de hoje na Vila Santa Cruz, na zona Sul de Teresina, pela equipe de inteligência da Força Tarefa.
“Indivíduo de alta periculosidade, facionado. Ele e outros parceiros cometeram um homicídio que repercutiu muito aqui na zona Sul de Teresina. Eles filmaram a execução da vítima. Os parceiros estão presos. Ele tem a alcunha de ‘bofe’, e o nosso serviço de inteligência conseguiu localizar, identificar esse individuo onde ele estava, que era na Vila Santa Cruz, na zona Sul de Teresina. Ele vivia trocando de endereço, mas hoje a Força Tarefa conseguiu colocar as mãos em cima desse indivíduo. O bofe era o único que estava faltando ser preso e estamos apresentando ele aqui em cumprimento de um mandado de prisão contra esse indivíduo”, disse.
Os suspeitos gravaram a vítima momentos antes da execução em um suposto "Tribunal do crime". O vídeo circulou nas redes sociais e mostrava o momento em que ele é pego pelos criminosos, que citam o envolvimento do jovem com uma gangue rival. Francisco Ronald foi o 6° preso por participação no crime. Ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos necessários.