BRINCAR LIVRE - É SÓ BRINCAR?
Não é sozinho, nem é solto. Não é perda de tempo, nem é pouco planejado...
Experiência de liberdade, experiência de movimento! É isso que devemos oferecer às nossas crianças. Imaginem o benefício, não só do ponto de vista físico-motor, mas, especialmente, do ponto de vista afetivo-emocional, que realizar coisas por si mesmo podem trazer às crianças pequenas? Confiar em si. Sentir-se capaz. Sentir-se competente. Experimentar esse sentimento e buscar novos desafios, porque, “eu sou capaz”, “eu consigo”, etc.
IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE UM ADULTO
Brincar livre é isso. É quando o adulto oferece essa possibilidade, sem interferir o tempo todo no que deve ser feito, mas, está lá, está próximo da criança monitorando, organizando e reorganizando o ambiente. Acompanhando com seu olhar de encorajamento, com seu olhar de admiração as mil e uma descobertas que eles são capazes de fazer.
UM NOVO OLHAR SOBRE O MUNDO
Devolvendo o sentido da palavra “livre” para o que, de fato, ele significa! Não é sozinho, nem é solto. Não é perda de tempo, nem é pouco planejado. Não é mais fácil para o adulto, também não é deixar fazer o que quer. Não é sem limite, tampouco é independência total. Não é nada disso. De permitir que a criança nos mostre os caminhos. Que as crianças eduquem nosso olhar para o novo, para o belo, para os detalhes que, tantas vezes, não conseguimos mais perceber.