Criança e o brincar livre: estimulação sensorial para a infância

Criança e o brincar livre: estimulação sensorial para o melhor desenvolvimento

ESTIMULA TODOS OS SENTIDOS

Brincar na natureza estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho… Estudos com crianças escolarizadas mostram que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa. 

APRENDIZADO MAIS ATIVO E EXPLORADOR

Estudos nos EUA mostram que, em escolas que oferecem oportunidades de aprendizado fora da sala de aula, há uma melhora significativa no aproveitamento dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. 

FAVORECE OS VÍNCULOS SOCIAIS

As crianças que brincam ao ar livre com regularidade de forma não dirigida e estruturada são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes.

INSPIRA MOMENTOS DE CONCENTRAÇÃO

Além de proporcionar a experiência do belo, o acesso à natureza aumenta o equilíbrio e a autorregulação em jovens que vivem na cidade. 

ESTIMULA A ATIVIDADE FÍSICA

As crianças que brincam em diferentes ambientes naturais são mais ativas fisicamente, mais conscientes sobre sua alimentação e mais cuidadosas com o outro. 

CONTRIBUI PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA

A experiência e o senso comum, bem como teorias e pesquisas, mostram que, à medida em que os territórios e espaços públicos são ocupados – e crianças brincando e circulando são usos muito qualificados -, a violência e a depredação declinam. 

DICA EM TERESINA 

Em Teresina um bom lugar para levar as crianças para ter contato com a natureza é o recém inaugurado Parque Das Crianças, localizado na Av. Raul Lopes e de fácil acesso. O ambiente possui playground, espaço para piquenique, brinquedoteca, além de um píer às margens do Rio Poty. Aberto ao público, o parque funciona todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 7h às 21h.

Tópicos
SEÇÕES