SOBRE ZÉ RORAIMA
Filho de maranhenses, nasceu na fronteira de Roraima com a Venezuela. Percorre o Brasil em shows e festivais, mas escolheu viver no aconchego do Piauí.
Com cinco álbuns autorais e quase 40 anos de carreira. Seu trabalho entrelaça múltiplos gêneros numa construção particular de MPB, para ele, M de música, P de poesia e B de brasilidade. Ao dar voz a suas próprias composições, mas também ao interpretar sucessos de outros autores, Zé Roraima transita por diferentes propostas e espaços musicais.
Dividiu palcos com grandes nomes da música nacional e abriu shows para Chico César, Zeca Baleiro, Paralamas do Sucesso, Djavan, Tunai, Tom Zé, Flávio Venturini, Claudio Nucci, Rita Ribeiro, Fátima Guedes, entre outros. Atualmente desenvolve trabalhos solos e na companhia da banda Terê Groove.
Sua disponibilidade a parcerias atrai poetas, compositores e instrumentistas respeitados. Em 2018, foi convidado a musicar os poemas “Eh Morena” e “Vamos ao Cinema”, de Torquato Neto, da coletânea “Inéditas Entre Nós”.
DISCOGRAFIA
Lançou os álbuns autorais LP “Solo”, em 1994. O CD acústico “Procura-se”, gravado ao vivo com o violinista Sérgio Matos, nos anos 2000. Os CDs e DVDs “Entre Pedras”, em 2003, e “Santo da Terra”, em 2008. E “Pra Levantar a Festa”, de 2015, com a pegada regional dançante do samba-rock sanfonado da banda Terê Groove. Suas composições já foram gravadas por mais de uma dezena de artistas.
ZÉ RORAIMA NO CARNAVAL
Zé Roraima é presença cativa e quase indispensável nos bailes de carnaval mais falados de Teresina. Para ele o carnaval é um dos momentos mais aguardados pelo público durante o ano por representar uma época de alegria, de festividade. Zé Roraima diz que por mais que estejamos vivendo um momento de pandemia onde não podemos nos aglomerar, é importante manter essa memória afetiva viva.