Brincadeiras da infância trazem nostalgia e benefícios para os adultos

Brincadeiras da infância trazem benefícios para os adultos

De repente uma música antiga começa a tocar e imediatamente seu cérebro o leva para um certo momento da sua infância. Sem perceber, você sorri, a sensação é de alegria e um quê de nostalgia. Pronto, a memória afetiva está formada. Mas não são apenas músicas capazes de despertar esse sentimento. Muitas vezes, cheiros, comidas, lugares e até brincadeiras que fizeram parte da infância têm o mesmo poder de ativar esse tipo de lembrança. A forma como você vai reagir, no entanto, é sempre a mesma.

BEM-ESTAR E SAÚDE 

A memória afetiva está diretamente ligada a essa sensação de bem-estar e saudade. Por se tratar de uma memória sensorial, temos diversas maneiras de relembrar com carinho de algum momento que nos marcou positivamente. São momentos que marcaram a nossa infância e adolescência, trazendo as mesmas sensações e sentimentos em um tom de nostalgia. 

POR QUE LEMBRAR TRAZ CONFORTO? 

A sensação de conforto e alegria que a memória afetiva costuma trazer se explica se considerarmos que a tendência do cérebro é sempre guardar as memórias boas. Quando nosso cérebro identifica que aquele momento nos fez bem e trouxe uma boa sensação, é armazenado automaticamente e será liberado para reviver, de alguma forma, o momento no qual a memória afetiva inicial foi criada. 

BRINCADEIRAS NOSTÁLGICAS COM OS FILHOS 

Em tempos de novas tecnologias, está cada vez mais difícil de ver as tradicionais brincadeiras entre as crianças. Para os pais que sentem saudade dessas brincadeiras, fica a dica para que dediquem um momento para uma programação especial com seus filhos, resgatando essas brincadeiras de antigamente. 

Tópicos
SEÇÕES