Eles são fofinho, mas não tão inofensivos quanto parecem. Os gatos podem estar "espalhando" câncer cerebral aos seus donos, segundo cientistas. A informação foi publicado e questiona a relação entre um parasita que se reproduz no estômago dos bichanos e os tumores cerebrais em humanos.
O parasita em questão é o toxoplasma gondii, que está presente em cerca de um terço da população e já foi associado a mudanças da personalidade de seus portadores. Para se ter uma ideia, as mulheres grávidas são aconselhadas a não entrarem em contato com caixas de necessidades dos gatos, pois a infecção pode ser fatal para os bebês em gestação.
Cientistas franceses coletaram dados globais sobre câncer cerebral em homens e mulheres e comparou com dados sobre a taxa de infecção pelo parasita. Os estudos mostraram que a taxa de câncer de cérebro é maior em países onde o parasita está mais presente, mesmo quando outros fatores como renda foram levados em conta.
Essa foi uma das matérias exibidas no quadro Ciência e Saúde, no programa dessa quinta-feira. A reprise acontece no domingo, as 09 horas da manhã.