10. Terapia de substituição da nicotina
A terapia de reposição de nicotina pode ser usada na forma de um adesivo de nicotina um chiclete de nicotina, e a forma que um fumante opta por usar muitas vezes é uma escolha individual. Nem todo o mundo precisa usar a terapia de reposição de nicotina, mas muitos acham que é útil.
No entanto, a terapia por si só não chega geralmente para alguém parar de fumar, porque fumar é algo que se torna interligado com todas as atividades que você faz ao longo do dia. As atividades diárias de um fumante muitas vezes envolvem cigarros.
As pessoas precisam fazer mais do que simplesmente colocar um adesivo de nicotina no seu ombro, ou tomar uma medicação e esperar que isso os faça querer parar de fumar ou apagar todos os desejos por um cigarro. Pode enfraquecer os desejos, mas não os elimina.
9. Defina uma data para parar
Os especialistas recomendam a criação de uma data para parar, ao invés de simplesmente tentar parar de repente, porque isso lhe dá tempo para criar um plano, conversar com pessoas sobre o plano, obter produtos de reposição de nicotina e preparar outras sugestões nesta lista.
8. Anote quando você fuma
Na terapia cognitiva, as pessoas comummente anotam as atividades que desencadeiam um hábito. Os indivíduos com uma variedade de hábitos que querem quebrar, ou sentimentos que esperam diminuir, costumam usar esta técnica.
Observando os momentos em que você fuma ajuda você a descobrir que atividades você associa ao tabagismo, e pode ajudá-lo a alterar esses hábitos para que eles não o estimulem a fumar depois de você parar de fumar.
Quando você descobrir que situações são os seus gatilhos mais fortes, você pode começar a desenvolver estratégias para essas situações. Por exemplo, se você fuma quando bebe café, você pode mudar para chá.
7. Psicoterapia
Alguns podem optar por se inscrever num terapeuta quando quiserem parar de fumar. Aqueles que procuram uma opção alternativa podem tentar tratamentos com base na Web, linhas de telefone para parar de fumar e outras formas de apoio.
6. Conte com a sua rede social
Porque o aconselhamento não é uma escolha popular para muitos, você também pode querer contar com a ajuda de amigos, familiares ou colegas de trabalho para sugestões. Desenvolver estratégias e obter ajuda de pessoas da sua rede social pode maximizar a sua chance de sucesso.
5. Faça exercício
Os desejos têm um tempo limitado, geralmente com duração de cinco a 10 minutos, assim reduzir um desejo muitas vezes é uma questão de encontrar outra coisa para fazer nesse curto espaço de tempo.
Além de proporcionar uma distração, o exercício pode ajudar a reduzir o desejo, porque o exercício ajuda a reduzir o estresse. Também é útil para a ansiedade ou depressão menor - o que pode influenciar as pessoas a fumar.
4. Levantar pesos
Assim como o exercício cardiovascular, o levantamento de pesos também mostrou alguma evidência em ajudar as pessoas a parar de fumar, embora esses dados venham de estudos menores.
3. Mensagens de texto
O aumento do uso de telefones celulares tem sido um trunfo importante para ajudar as pessoas a parar de fumar. Os textos podem incluir lembretes e ferramentas.
2. Apps
Existem inúmeros aplicativos para parar de fumar. No entanto, muitos desses aplicativos parecem ignorar as diretrizes para boas práticas em deixar o tabaco. Não existem estudos publicados estabelecendo que qualquer aplicativo específico ajude as pessoas a parar de fumar.
1. Cigarros eletrônicos
Embora parar de fumar com sucesso envolva a escolha de passos que se encaixam em um indivíduo, existem várias razões para evitar os cigarros eletrônicos, mesmo que haja algumas pessoas que digam ter sido capazes de usar os dispositivos para sair.
Não há ensaios clínicos a demonstrar a eficácia desses cigarros, sendo que não está claro se eles realmente ajudam as pessoas a parar de fumar. Além disso, os reguladores não controlam estes produtos, sendo que um usuário não vai saber o nível de nicotina e outras toxinas que estão a tomar.