Os pacientes oncológicos contarão, a partir desta segunda-feira (2), com mais dois serviços para o tratamento de câncer, que foram implantados no Hospital Universitário, em Teresina, e numa rede credenciada, em Parnaíba. Todos os atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a expansão, mais de um milhão de pacientes da região norte, em especial dos municípios do litoral e do em torno de Piripiri e ainda dos circunvizinhos de Campo Maior, poderão usufruir de aproximadamente 45 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias oncológicas.
O avanço no tratamento do câncer só foi possível pela prioridade estabelecida pelo governador Wellington Dias, a ser executada por meio da Secretaria de Estado da Saúde, junto ao gestor Francisco Costa, que implantou em maio de 2015, o Grupo Condutor responsável por articular e manter diálogo entre o Ministério da Saúde e as unidades proponentes.
A ação contou ainda com o esforço do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que desde 2012, articula junto ao Ministério da Saúde a implantação dos serviços, e recentemente, pelo deputado federal e ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro que destacou a importância do serviço: “Esse sistema é para 2016, 2017, é para sempre. Vai fazer parte do teto de media e alta complexidade da cidade”, destacou.
Para o governador Wellington Dias, a inauguração é um marco histórico para o município: “É importante porque a gente passa a ter serviços que antes não tinha, serviços que antes precisava ser buscado em Teresina e agora será para Parnaíba e região. Nós tivemos muitos parceiros mas eu destaco a iniciativa privada, a presença dos profissionais que se mobilizaram, a partir dai a nossa obrigação é de trabalhar para fazer acontecer, foi um parto longo, mais do que a gente imaginava mas deu certo”, disse.
“Nós tivemos um esforço até aqui para conquistar essa grande vitoria de Parnaíba, hoje é um marco histórico na saúde da nossa cidade, conseguimos dois cursos de medicina, vamos tratar o câncer. Enfim, é um conjunto de ações que nós planejamos e estamos conseguindo implementar”, finalizou o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.