“Terceira onda será menor, mas mais grave”, alerta Gilberto Albuquerque

Sobre uma possível falsificação de laudos com objetivo de pessoas furarem filas, o médico informou que tudo está sendo bastante fiscalizado

O Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, na manhã desta quinta-feira, 20 de maio, que falou sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 em Teresina e uma possível terceira onda do vírus.

Nessa semana, a Fundação Municipal de Saúde abriu a vacinação para 18 a 59 anos com comorbidades, o que permitiu um avanço na capital. “Dentre aqueles 29 grupos que foram eleitos prioritários pelo Ministério da Saúde é feito uma avaliação de qual grupo morre mais pessoas quando acometidos pela Covid, eles precisam ter prioridade porque a chance de morrer é maior. Como as capitais receberam uma quantidade significativa de doses da Pfizer então nos permite avançar nas idades. Vale lembrar que o site da Fundação Municipal de Saúde abre a cada dois, três dias. Nós precisamos ter certeza que o numero de doses já esteja conosco, então quando o site abre para cadastro significa que as doses já estão com a gente”, declarou.

Gilberto Albuquerque relatou que a vacinação está melhorando os índices em Teresina - Foto: Reprodução

Sobre uma possível falsificação de laudos com objetivo de pessoas furarem filas, o médico informou que tudo está sendo bastante fiscalizado. “Nós temos um acompanhamento com o Tribunal de Contas do Estado, com o Ministério Público e outras instituições de controle, tão tal que para você ter acesso a vacina você deixa o comprovante de que aquilo que você cadastrou é verdade, a qualquer momento que os órgãos precisarem de uma auditoria nós estamos com todos os documentos prontos. O CRM já esta alertando os médicos, a responsabilidade para que não haja falha, temos que garantir que aqueles que estão na prioridade sejam vacinados nesse momento”, disse.

O presidente ainda falou sobre uma possível terceira onda da Covid em Teresina. “É importante destacar que nós já recebemos mais de 20 mil doses, há uma perspectiva que essa semana a gente receba em torno de 10 mil doses a mais, se chegar dá para avançar muito. Estamos com 70% de leitos clínicos e 86% de leitos de UTI ocupados. Ainda estamos no critério de super lotação, o ideal é que a gente esteja abaixo de 70%. A queda já esta acontecendo há três semanas, a terceira onda vai vir mas com certeza ela será bem menor do que as duas anteriores . É importante frisar que será menor, mas mais grave para quem contrair, esse é o cuidado que a gente está tendo para manter equipes em vigilância o tempo todo”, finalizou.

Tópicos
SEÇÕES