Na manhã desta segunda-feira (27/04), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o Secretário de Justiça do Piauí Daniel Oliveira, para falar sobre a superlotação da Central de Flagrantes que trabalha acima da sua capacidade e causa preocupação ao teresinense.
O secretário destacou que o aumento da Central de Flagrantes se deve ao grande trabalho da polícia. “Uma outra problemática que aparece deve-se muito ao trabalho que está sendo feito, a redução da violência, a integração das polícias e o aparato de segurança pública do Estado. Esse contexto gera uma ou outra dificuldade, nós estamos avançando para inaugurar agora em maio o novo presídio, que é a casa de detenção provisória em Altos paralelo a isso estamos iniciando hoje um curso para qualificar e preparar os servidores que vão trabalhar na nova unidade e estamos dependendo apenas da agenda do governador Wellington Dias e do Ministro da Justiça para o mês de maio”, afirmou.
Segundo ele, com a inauguração da Casa de Detenção, a polícia vai trabalhar para desafogar a Central de Flagrantes e a Casa de Custódia. “A Casa de Custódia está hoje com aproximadamente 900 presos, é um recorde em termos de população carcerária, nunca se prendeu tanto. Estamos dialogando com o poder judiciário para que tenhamos também avanços no julgamento, quem for para ficar preso fique preso, quem tiver que sair que seja”, disse o Secretário.
Sobre o presídio da cidade de São Raimundo Nonato, o secretário afirmou que ele permanece com o foco diferenciado. “Estamos mantendo lá a novidade, a melhor unidade permanece sendo lá e queremos importar esse modelo de São Raimundo para a nova unidade que será inaugurada no coração de Teresina”, falou Daniel.