O projeto piloto de implantação da primeira escola militar no Piauí está pronto e será executado no Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral (Cepti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, localizado na zona Sudeste de Teresina. A intenção, de acordo com a Secretária de Estado da Educação e Cultura, Rejane Dias, é que exista uma escola militar em cada uma das quatro macrorregiões da Capital.
De acordo com tenente Ana Cristina, diretora da Cepti, esse colégio será para reconstruir a cidadania para os adolescentes. “Nós pensamos na idealização do colégio militar para atingir algumas metas, o colégio vai ser aberto para a comunidade, é claro que tem um percentual destinado aos dependentes de militares mas também será para a comunidade civil. Uma das metas é reduzir o alto índice de criminalidade que existe dentro do ambiente escolar que é algo que não é compatível afinal quando pensamos em escola devemos pensar no conhecimento e uma outra meta é proporcionar uma educação de qualidade, um ensino que seja construído dentro da cidadania onde vamos pontuar o respeito aos horários, a disciplina consciente e transparente que é um dos pilares da educação militar”, destacou.
“Inicialmente começamos o projeto piloto que vai iniciar nessa escola mas com o passar do tempo vamos estar emancipando para outras zonas da cidade onde já foi pontuado que são zonas que tem um alto índice de criminalidade dentro das escolas. E no futuro também vamos estar levando para cidades polos como Parnaíba, Floriano e Picos”, afirmou ela.
A tenente Elis Regina afirmou ainda os procedimentos para estudar na unidade. “A forma de ingresso é através de um teste seletivo onde a faixa etária é entre 15 e 17 anos até mesmo porque é um ensino médio e esses alunos terão uma porcentagem tanto para os militares como para a comunidade civil então o aluno ao ingressar fará uma prova de português e matemática e no próximo ano já vamos estar com tudo pronto para receber a primeira turma”, disse.