Sebrae e Prefeitura de Timon apresentam hoje projeto para o comércio varejista

Sebrae e Prefeitura de Timon apresentam hoje projeto para o comércio varejista

Será apresentado hoje, às 19h, em reunião no centro de treinamento Wall Ferraz, o projeto que vai promover o desenvolvimento do comércio varejista de toda a região dos Cocais, através de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Timon-MA. Trata-se de um esforço conjunto, viabilizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para incentivar a atividade dos pequenos comerciantes de Timon e região.

Em entrevista ao apresentador Ieldyson Vasconcelos e ao jornalista João Carvalho no programa Bom Dia Meio Norte, o consultor do Sebrae, Dênio Carneiro, explicou o contexto dessa parceria.

"Dois motivos principais nos levam a fazer esse trabalho em Timon: o primeiro é a vocação do município no setor do comércio varejista. O segundo é a forte influência que Teresina exerce sobre a cidade, o que faz com que Timon, assim como a capital do Piauí, tenha a presença de grandes redes varejistas, o que acaba enfraquecendo, em muitos casos, os pequenos comerciantes. Enfim, com essa soma de forças entre o Sebrae e a Prefeitura, quem ganha é o município", disse o consultor.

O secretário de desenvolvimento econômico, Victor Hugo de Almeida, ressaltou a importância do projeto, e convocou os pequenos empresários para que compareçam à reunião desta segunda. "É importante a presença de todos", resumiu ele, destacando que o encontro é aberto ao público.

Timon é o quarto município mais populoso do Maranhão, com 155.396 habitantes (IBGE 2010), e também quarto em Produto Interno Bruto. Sua população urbana e rural foi conferida, respectivamente, em 135.119 (86,95%) e 20.277 (13,05%) indivíduos. A economia timonense, basicamente, está voltada para o setor informal e para a agricultura de subsistência. O comércio e a prestação de serviços são as principais atividades geradoras de receita do município e a maioria da população economicamente ativa (55%) trabalha em Teresina.

Tópicos
SEÇÕES