Ronda escolar é lançado em solenidade para combater a violência nos colégios do Piauí

Ronda escolar é lançado em solenidade para combater a violência nos colégios do Piauí

O Secretario de Segurança, Fábio Abreu, a Secretária de Educação Rejane Dias e o Comandante da Policia Militar, Coronel Carlos Augusto lançaram nesta quinta-feira (07/05) no colégio Antônio Maria Madeira, na zona Sul da capital, o projeto Ronda Escolar, que contará com um efetivo de 80 policiais militares e 10 viaturas dedicadas exclusivamente ao atendimento da segurança pública nas escolas.

“É um conjunto de ações em função de algumas necessidades principalmente da secretaria de Educação e que a secretária nos procurou e é uma iniciativa do comandante geral, principalmente da Polícia Militar com o efetivo foi redistribuído e partir de agora tem o ronda escolar que vai fortalecer as escolas, fortalecer aqueles locais em que a nossa juventude está necessitando porque o nosso objetivo é contemplar a juventude do nosso estado para que as escolas tenham uma tranquilidade para se desenvolver o que é mais importante que é a educação”, afirmou o secretário Fábio Abreu.

Sobre as próximas ações feita pela secretaria, Fábio Abreu destacou. “Vamos complementar com a parte da tecnologia, tem a questão do monitoramento que nós vamos instalar nas escolas e nos principais locais de movimentação de pessoas a tecnologia vai ser o próximo passo da nossa administração”, disse.

O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto afirmou que a polícia está atendendo uma reclamação das comunidades. “Nós acompanhamos o movimento de criminosos e as escolas tem sido alvo sobretudo de pessoas que usam drogas. Estamos adotando a companhia escolar com uma estrutura melhor, com mais 50 policiais e mais 8 viaturas, pretendemos a curto prazo ter 80 motos para rondas escolares, os policiais vão fazer a saída e chegada dos alunos nas escolas sobretudo aquelas que tem o maior número de ocorrências”, declarou o coronel.

Rejane Dias, Secretária de Educação, destacou que esse trabalho é para dar resposta à solicitação dos professores e diretores. “Essa escola que estamos hoje passou por uma situação muito difícil essa semana, essa instituição sofreu um assalto, três homens encapuzados entraram e levaram os celulares dos alunos e professores. Os pais deixam os seus filhos na escola para que eles adquiram o conhecimento necessário para ter um futuro melhor, nós temos que cuidar dos nossos alunos para que os pais fiquem tranquilos. Então logo criamos uma estratégia para coibir essa interferência, temos que dar resposta a tudo isso, não podemos ficar parados vendo toda essa situação, então foi lançado o ronda escolar que dá um reforço a mais de policiais para o nosso pelotão escolar, vamos estar agora adquirindo 80 motocicletas para ajudar no monitoramento no entorno das escolas onde situação é mais crítica. A problemática das drogas não pode invadir as escolas”, disse a secretária.

ASSISTA O VÍDEO:

Tópicos
SEÇÕES