Os presos da Casa de Custódia de Teresina iniciaram na manhã de segunda-feira (14), uma rebelião por causa da greve dos agentes penitenciários iniciadas as 00h do mesmo dia. Durante toda a manhã a Casa de Custódia foi tomada por tiros, protestos e desesperos dos familiares dos detentos.
De acordo com informações do Coronel Pitombeira, diretor de inteligência externa do sistema prisional da Secretaria de Justiça, toda a estrutura do presídio está sendo remontada por conta dos danos causados.
“O que aconteceu ontem foi por volta das 04h da manhã , a gente já vinha acompanhando durante o final de semana por conta dos presos estarem tentando fugir. Houve uma tentativa de fuga, dois presos conseguiram sair por meio de buracos que dão acesso a área externa do pavilhão, a guarda conteve e iniciou uma rebelião com um quebra-quebra no local”, afirmou.
Sobre a situação atual, o coronel afirmou: “A cadeia se encontra estabilizada. Ficamos até tarde da noite fazendo um acompanhamento na unidade, os presos estão contidos na área necessária. Com a quebra do cadeado eles ficaram soltos dentro do pavilhão, mas não conseguiram quebrar a parede até mesmo porque nós já tomamos as medidas para fazer o reforço delas. A primeira coisa que recuperamos foi a iluminação porque a foi o que eles mais quebraram já que no escuro fica mais fácil fugir. A gente vai trabalhar durante todo o dia de hoje o tempo necessário para retomar as atividades”, destacou.