Promotor diz que ampliação de delegacias da mulher é um desafio

Promotor diz que ampliação de delegacias da mulher é um desafio

O promotor Francisco de Jesus, titular da Promotoria de Defesa da Mulher em Teresina, concedeu entrevista no programa Bom Dia Meio Norte, e falou sobre o atual contexto do combate à violência contra a mulher no estado. Segundo ele, um dos maiores desafios é a ampliação do alcance das delegacias especializadas para mais municípios do Piauí.

"Não conseguimos chegar a todos os municípios do estado ainda. As delegacias estão crescendo, é um trabalho de "formiguinha", mas que está em andamento", disse o promotor. Francisco de Jesus falou ainda sobre o aumento na conscientização das mulheres sobre a necessidade de denunciar seus agressores às autoridades policiais.

"Sobre isso, vale ressaltar que, no geral, a mulher denuncia com o objetivo de advertir o marido. É algo do tipo "olha, se você me bater de novo, você vai preso", ou seja, ela não quer ver a família desagregada. Não quer ver o marido detido, quer apenas que as agressões parem. A mulher, na maioria dos casos, quer preservar a família - o que é nosso objetivo também na Promotoria, resguardar a integridade da família", complementou Francisco de Jesus.

O promotor ressaltou ainda que o Piauí será pioneiro na discussão nacional, no âmbito do Ministério Público, da Proposta de Emenda Constitucional nº 37, conhecida como "PEC da Impunidade", que tira dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal o poder de investigação, deixando essa atribuição apenas para as polícias Civil e Federal.

"Isso tira umas das principais funções do MP, que é proteger a sociedade através da investigação. A PEC vai aumentar a impunidade sobretudo no que diz respeito aos crimes do colarinho branco", complementou o promotor. O 1º encontro nacional contra a PEC 37 será realizado pelo Ministério Público a partir das 08h30 da manhã desta sexta (12), no Auditório da Justiça Federal, na Avenida Miguel Rosa sul.

Tópicos
SEÇÕES