Na manhã desta quinta-feira (05/03), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o Presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, que falou sobre as ações do Banco em toda a sua área de atuação, especialmente no Piauí, com destaque para os impactos sociais do crédito voltado para o desenvolvimento.
“A avaliação do Banco do Nordeste em toda a região foi muito boa em 2014 isso é o reflexo de bom um trabalho, em 2012 nós tivemos o maior lucro na história do banco com um balanço financeiro que foi o melhor de 107% em relação ao ano de 2013, e o melhor disto, um balanço social melhor ainda já que foi aplicado no Nordeste 13,4 bilhões que foi a maior aplicação na área de desenvolvimento desses 62 anos do banco. Então um balanço social excelente com um balanço financeiro correspondente, o Piauí aplicou 2,2 bilhões em 2014 sendo que existe uma cota mínima de aplicação que é 4,5% por Estado e o Piauí aplica quase 10% desse valor”, destacou ele.
O Presidente afirmou também que os programas de microcrédito produtivo e orientado, Crediamigo e Agroamigo, configuram-se importantes instrumentos de desenvolvimentos, com forte impacto social. “O Banco do Nordeste é muito forte na área da micro-finança especialmente no Crediamigo que é o microcrédito produtivo e orientado na área urbana, e o Agroamigo que é o microcrédito produtivo e orientado da área rural. O Banco do Nordeste no Piauí detém 84% do mercado sem falar na expansão que nós pretendemos fazer, nós temos 18 agências bancárias hoje, e nós vamos abrir 10 e todas elas já estão em construção”, disse.
“ A exemplo do que a caixa fez o Banco do Nordeste se destaca como banco do desenvolvimento regional, nós estamos buscando uma maneira de como adequar essa política na área do esporte especialmente aos clubes para casar com a aérea de negócios do banco tendo em vista essa mudança do ministério da fazenda”, declarou o Presidente.
Ao ser indagado sobre a sua satisfação pessoal ao ver tanta coisa boa acontecendo o presidente não negou as raízes. “Eu fico mais feliz ainda porque sou do Piauí e segundo com tudo isso que está acontecendo, nós fomos o banco do ano em 2014, o banco que mais valorizou a sua marca em 2014, ganhando 21 posições hoje foi avaliado no mercado internacional e tudo isso construído pelos funcionários do Banco do Nordeste, funcionários aguerridos que seguem a risca o projeto do banco”, finalizou.