Prefeito Firmino Filho fala sobre mudanças no trânsito e obras em andamento na capital

Prefeito Firmino Filho fala sobre mudanças no trânsito e obras em andamento na capital

Na manhã desta quinta-feira (09/07), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para falar sobre as mudanças no trânsito de Teresina e obras que estão ocorrendo na capital.

“Nós mudamos a composição técnica nessa área do trânsito, temos uma assessoria de nível nacional e além disso o diretor Falcão tem tido uma postura muito técnica em relação a todas essas intervenções. A partir dessa mudança nós passamos a analisar os vários estrangulamentos da cidade de Teresina e esses estrangulamentos existem em todas as regiões, tivemos que enfrentar aqueles problemas maiores que é o caso da Ponte Estaiada, a avenida Dom Severino tinha uma série de obstáculos como retornos, rotatórias, sinais com conversão a esquerda que dificultavam a fluidez do trânsito ao longo dela e faziam com que a Ponte Estaiada que é uma das maiores pontes que nós temos ficasse sub utilizada, a Ponte Estaiada era menos utilizada do que a ponte Wall Ferraz e JK, fizemos uma série de mudanças na ponte da zona Leste e hoje a Ponte Estaiada já é a segunda ponte mais utilizada”, afirmou o prefeito.

Firmino Filho destacou que essa não foi a única mudança importante que a gestão está fazendo. “Além dessa questão da zona Leste enfrentamos em outros pontos da cidade, agora mesmo estamos fazendo algumas mudanças no Marquês justamente para melhorar a fluidez daquele trânsito que é um conflito entre aqueles que vem da zona Leste e Norte, temos que redimensionar as utilização do espaço das ruas naquela região para termos uma melhor fluidez. Toda e qualquer mudança provoca reação, no trânsito nós criamos hábitos e eles demoram a ser transformados, quando nós temos qualquer obstáculo ao nosso hábito nós reagimos negativamente, mas a medida em que a gente adota novos hábitos a gente passa a entender melhor tudo isso. Essas intervenções não serão paralisadas, pelo contrário nossa cidade mais do que triplicou a sua frota de veículos, uma primeira ação que temos que ter é melhorar a fluidez dentro do sistema viário que temos hoje”, disse.

Sobre as obras e sua avaliação dos seis primeiros meses de 2015, o prefeito afirmou. “Esse ano é um ano difícil do ponto de vista de finanças públicas, a prefeitura não está a margem desse processo de recessão que o país sofre, basta dizer que nos últimos seis meses a prefeitura perdeu R$ 30 milhões de reais em termos de receitas e a projeção é que nós possamos perder mais R$ 30 milhões nos próximos seis meses. Mas apesar de toda essa crise nós estamos com um conjunto de investimentos que foram implantados nos anos anteriores. Nós temos a ponte Anselmo Dias que está em construção, estamos dando em agosto a ordem de serviço da segunda ponte do Poty Velho, essa ponte vai dar sequência a duplicação da avenida do Poty Velho que já está sendo feito e deverá chegar até a avenida Sérgio Mota, nós temos a expansão da avenida Cajuína em relação ao Dirceu e do outro lado nós temos a via Sul que sai do Cefap, vem em direção a ponte Wall Ferraz e chega na ponte Anselmo Dias”, declarou Firmino.

“Temos também em termos de mobilidade, nós já iniciamos a construção de oito terminais de integração, a começar pelo Terminal da Livramento, o segundo terminal a ser iniciado é basicamente o do Bela Vista, nós tivemos alguns problemas burocráticos mas estamos prestes a começá-lo. Além disso teremos o do Parque Piauí, da Fundação Bradesco e na sequência zona Norte e zona Leste com os terminais da Piçarreira, Buenos Aires e Santa Isabel”, citou.

Tópicos
SEÇÕES