Na noite do último sábado, o batalhão da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) realizou uma grande operação em vários pontos de Teresina. A intenção era tirar de circulação armas de fogo e combater o tráfico de drogas atuando nos locais mais críticos da cidade.
Também participaram da operação os policiais que estão sendo treinados pela Rone no curso de motopatrulhamento, tendo em vista que esse tipo de estratégia policial é mostrando cada vez mais agilidade e eficiência no combate a criminalidade. A operação foi comandada pelo coronel Sousa que também é o comandante do batalhão.
“A ideia é o estágio supervisionado, mas isso aqui é o real. É trabalhar efetivamente para combater a violência e a criminalidade, o grande norte dessa operação é exatamente a abordagem, vamos fazer isso em vários bairros da cidade. Hoje nós temos 45 homens nas motos, além das viaturas também que dão apoio. A ideia básica é melhorar a modalidade de policiamento que é o motopatrulhamento, se a gente aumentar o numero de motoqueiros vamos aumentar o numero de policiamento ostensivo”, declarou o coronel Sousa.
O tenente Marconi que é o coordenador do curso de motopatrulhamento afirmou que os acusados usam motocicletas potentes em delitos criminosos, principalmente em assaltos por conta da agilidade no momento de fuga. “Nós temos um equipamento que nós buscamos o ideal que é uma moto mais potente do que o que está sendo utilizado pela criminalidade, mas dependente disso a gente busca fazer esse combate com o mesmo equipamento que está sendo usado por eles de forma diferenciada que é a utilização dessas técnicas que vão aperfeiçoar a qualidade dessa máquina”, afirmou o tenente destacando que os policiais recebem um treinamento diferenciado para abordagens.