A Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes – DEPRE, prendeu, na tarde desta quarta-feira (09), dois homens em flagrante delito, por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Um deles, identificado como Paulo Henrique (PH), mais conhecido como "Paulinho Chinês", que é acusado de ser um dos maiores traficantes do Piauí e morava um condomínio de luxo em Teresina. Paulinho foi preso com carga de droga avaliada em R$ 2,5 milhões. O outro suspeito foi identificado como pelas iniciais A. de N. S.
Em entrevista ao Bom Dia Meio Norte, o delegado Everton Férrer, coordenador da Depre, informou que a polícia trabalha para prender um terceiro suspeito que conseguiu escapar do cerco policial e que tem envolvimento no crime.
“Toda e qualquer informação que chega na Depre é devidamente apurada e nós trabalhamos com provas e o que temos até agora é uma grande apreensão de drogas e para nossa supresa houve essa prisão importantíssima, assim como o valor da carga denota o tamanho dessa operação. Ao ser preso, o Paulo se reservou no direito de permanecer calado, já o outro autuado falou , inclusive, mencionou o nome do Paulo Chinês, trouxe algumas informações no seu interrogatório imprescindíveis para que a gente tivesse a certeza de que aquela carga tivesse o envolvimento de ambos e continuamos construindo a parte probatória para entregar o inquérito ao sistema Judiciário”, declarou.
Após denúncia de movimentação de drogas em uma casa no residencial Manoel Evangelista, zona Sudeste da capital, equipes da DEPRE passaram a realizar investigações no local.
Na final da manhã de quarta, após intenso movimento na residência, policiais da DEPRE resolveram realizar a abordagem a um veículo que saia do local, oportunidade em que o mesmo empreendeu fuga pelas ruas, somente sendo localizado, depois de intensa perseguição nas proximidades no povoado Boquinha, zona rural de Teresina.
Diante da fuga, os policiais voltaram na residência, mantiveram o acompanhamento, e presenciaram outro veículo chegando ao local, onde notaram movimentação suspeita com a colocação de sacolas por parte de dois nacionais dentro de um veículo, o que levou a realização de nova abordagem, tendo sido localizado cerca de 30kg de Pasta Base de Cocaina dentro do mencionado veículo.
Os suspeitos foram autuados em flagrante delito e encaminhados para Central de Flagrantes de Teresina, onde aguardaram a apresentação junto ao Poder Judiciária para serem submetidos a Audiência de Custódia.
A ação teve apoio da PRF, COPAER-PM, GCM e GRECO. A investigação e o resultado acima é fruto de denúncias anônimas recebidas pela DEPRE.