Desde as 0h desta quarta-feira (10/06) acontece em todo o país a ‘Operação Brasil Integrado’, que tem como objetivo combater a criminalidade e o tráfico de drogas realizando mandados de busca e apreensão como também várias prisões. No Nordeste a operação foi denominada ’São João Seguro’ e no Piauí tem a ação das Polícias Militar, Civil, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional agindo em todos os bairros de Teresina.
Com abordagens em todas as áreas, as polícias estão fechando todas as pontes da cidade com o objetivo de realizar a prisão de quadrilhas especializadas em assaltos a bancos e tráfico de drogas. No Estado a operação também está sendo realizada em Parnaíba, São Raimundo Nonato, Uruçui, Piripiri e Picos.
De acordo com o secretário de segurança, Fábio Abreu, a intenção da polícia do Piauí é mostrar trabalho para a sociedade. “Essa operação envolve todos os estados do Nordeste e é chamada São João Seguro. Tem todos os entres, no caso da Polícia Federal foi realizado a prisão de duas mulheres na madrugada com 10 tabletes de cocaína no Aeroporto de Teresina. Nós estamos com barreiras que vão ser constantes nesse período para realizar apreensão de armas de fogo”, afirmou.
De acordo com a Polícia Federal, as duas mulheres presas no Aeroporto Petrônio Portela são chilenas e embarcaram no aeroporto de Cuiabá para trazer a droga para Teresina. A polícia realizou o exame e foi constatado que se tratava de 10kg de cocaína pura. As duas fazem parte do tráfico internacional de drogas.
“Ainda não temos números parciais, mas temos 10 mandados de busca e apreensão e 2 pessoas já foram presas. O que nós pretendemos é exatamente mostrar trabalho perante tudo que está acontecendo. O nosso foco inicial são dois dias de operação mas dependendo do andamento das operações a gente pode estender por mais dias até porque o nosso grande objetivo é fazer o nosso trabalho contando com apoio do ministério”, declarou Fábio Abreu.
Segundo o coronel Márcio, comandante de policiamento da capital, os presos já estão sendo conduzidos para a Central de Flagrantes. “Nós estamos agindo de forma integrada, a polícia federal já realizou a prisão de duas mulheres no Aeroporto de Teresina e desde as 04h30 da manhã nós estamos em cumprimento de mandados de busca e apreensão, como também de prisão. Todos os presos já estão sendo conduzidos para a Central de Flagrantes onde já tem um delegado designado para agir e não temos hora para acabar. É um somatório de esforços com o mesmo objetivo”, declarou ele.
De acordo com o delegado geral da polícia, Riedel Batista, a operação tem a participação de todas as forças de segurança do Estado. “As polícias estão agindo tanto em Teresina como em outros municípios. Já apreendemos uma quantidade de drogas e fizemos a prisão de acusados de homicídios e o objetivo é combater a criminalidade em um todo e diminuir os crimes de homicídio em Teresina e em todo o Estado”, afirmou.
Sobre a prisão de duas mulheres no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, com 10 tabletes de cocaína, o delegado destacou. “Essa ação foi feita no Aeroporto e o mais importante é que o desdobramento dessa prisão vai facilitar novas informações sobre pessoas que não tinham nenhum tipo de suspeita. E a Polícia Militar junto com a polícia Federal fizeram um trabalho excelente com relação a isso”, declarou o delegado geral.
O delegado destacou ainda que mesmo com a greve dos policiais civis os trabalhos estão sendo feitos. “Apesar da greve deflagrada pela Polícia Civil nós estamos dando cumprimento especificamente a crimes de homicídio na capital então é um crime que está englobado a inserção dessa greve”, destacou.
De acordo com o delegado de homicídios, Francisco Costa, o ‘Bareta’, a operação também envolve acusados de homicídios em toda a Teresina. “Essa operação é o resultado de investigações que estavam sendo elaboradas e que surgiram indício da participação de pessoas em vários crimes de homicídio e envolvimento com tráfico ilícito de entorpecentes que resultaram no assassinato de pessoas em diferentes pontos de Teresina principalmente na região Sudeste, no grande Dirceu”, diz o delegado.
“Nós tivemos uma operação de sucesso e todo o dia de hoje vamos continuar com as equipes nas ruas auxiliados com a delegacia de entorpecentes, delegacia do GRECO e a polícia militar. Essa operação foi deflagrada hoje porque havia uma necessidade urgente de dar cumprimento a esses mandados de prisão. Nós sabemos que a nossa meta é uma utopia porque nós nunca vamos conseguir zerar os homicídios em Teresina, mas nós vamos reduzir porque o indivíduo vai ter certeza de que ao matar uma pessoa a delegacia de homicídios vai investigar e vai chegar a uma autoria e vamos representar pela prisão se não for preso em flagrante”, afirmou Bareta.
Um dos mandados de prisão nessa operação foi do homem identificado como Rui Cesar Oliveira Cardoso, acusado de realizar vários homicídios na capital. O acusado foi preso durante a madrugada no bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, mas negou todo o crime.
“Isso é algum engano, eu nunca matei ninguém, isso vai ser esclarecido, eu não fiz nada. Eu mexia com droga a um tempo atrás, fui preso por causa disso, passei 5 meses preso por causa de droga, sai e agora estou criando o meu filho honestamente, trabalhando. Não tenho homicídios”, disse o acusado.
VEJA OS VÍDEOS DA OPERAÇÃO: