Jovens piauienses de intercâmbio do governo contam como vivem nos Estados Unidos

Jovens piauienses de intercâmbio do governo contam como vivem nos Estados Unidos

Alunos piauienses que foram morar e estudar nos Estados Unidos, através de intercâmbio promovido pelo governo do estado e o secretário de educação, Átila Lira. O apresentador Ieldisson Vasconcelos, do programa Bom Dia Meio Norte, da Rede Meio Norte, foi à Orlando, nos EUA, conhecer de perto a rotina das estudantes Larissa, de Capitão de Campos e Lisandra de Itainópolis. As estudantes revelam a importância de se ter o apoio dos familiares em casa para conseguir seus objetivos.

O apresentador mostrou a rotina das estudantes na escola e nas casas em que as jovens ficam hospedadas. O projeto que leva estudantes para morar e estudar no exterior é pioneiro no Piauí.

O governador Wilson Martins (PSB), afirmou, emocionado, nesta quarta-feira (19), que essas crianças serão as novas líderes do estado do Piauí. "Quando nós criamos esse intercâmbio eu lembrei da minha infância onde sonhava em viajar para os Estados Unidos, então tive a ideia e pedi ao secretário Átila Lira que orçasse quanto custava fazer um intercâmbio desses, e foi separado cerca de R$ 8 milhões para o primeiro ano, em uma seleção com 1.500 alunos onde 120 foram selecionados. Eu estou encantando com esse programa. Eles vão chegar aqui com uma noção diferente de mundo, de pessoas, de conhecimento", disse Wilson Martins.

Foi ressaltando ainda a necessidade e importância de se falar uma segunda língua. O governador adiantou que o número de vagas ofertados para alunos participarem do programa já foi autorizado, contudo essas vagas estão destinadas para alunos da rede pública estadual.

Wilson Martins agradeceu e parabenizou o Sistema Meio Norte de Comunicação pela iniciativa de mostrar os avanços do Piauí na educação. Ele disse que ficou emocionado quando a presidente Dilma Rousseff, elogiou o governo do estado na área da educação, durante a sua passagem por Teresina nesta terça-feira (18).

"É importante que a gente cresça com segurança para que esse projeto se mantenha com solidez", disse o governador.

A mãe de Larissa, Dona Luisa, afirmou que nunca imaginou ver isso acontecer com a sua filha. Segundo ela, sua filha disse que não acreditava que o projeto do intercâmbio iria até o fim. "Em primeiro lugar eu queria agradecer ao governador de propor essa realidade para as famílias carentes, são poucas as pessoas humildes que tem essa oportunidade", declarou.

O governador Wilson Martins afirmou que esse é um investimento para o desenvolvimento do Piauí. "Essa é uma obra que não tem placa, não tem inauguração, mas esse projeto tem um resultado super rápido e com resultados muito significativos que é a educação", finalizou.


Intercâmbio: Piauienses contam como vivem em... por redemeionorte


Intercâmbio: W.Martins se emociona com... por redemeionorte

Tópicos
SEÇÕES