Pacientes dormem na porta de hospital para tentar marcar consultas

Pacientes dormem na porta de hospital para tentar marcar consultas

Pacientes dos hospital do Matadouro, na zona norte de Teresina, precisam passar a noite na portaria da unidade de saúde para conseguir marcar consultas na manhã seguinte. No começo da madrugada desta quarta, a Rede Meio Norte acompanhou o drama dos pacientes, que se veem obrigados a fazer esse sacrifício para obter atendimento.

Uma senhora que se identificou como Raimunda dá detalhes dessa rotina. "Preciso marcar consulta com o médico de pele (dermatologista), e sei que, se houver mais de 10 pessoas na fila, não adianta tentar, porque não consegue", disse ela, aliviando-se por ser a segunda da fila nesta vez.

Outra mulher, chamada Elisalva, falou com a reportagem enquanto tentava dormir em plena calçada do hospital, usando uma toalha para se embrulhar. "Vou passar a noite toda aqui. Se eu conseguir, tudo bem. Senáo, tento de novo", disse ela. O objetivo: marcar consulta com um oftalmologista.

E as pessoas não estavam apenas na calçada do hospital: podiam ser vistas também por toda a praça que fica em frente à unidade de saúde. Acompanhe a matéria:

Tópicos
SEÇÕES