As operações com blitzes realizadas pela Polícia Militar, Civil e demais órgãos de fiscalização, como o BPTran, tem ajudado no planejamento de segurança implementado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí.
As ações estão acontecendo durante a semana. A estratégia é escolher as vias de acesso onde há o maior fluxo de veículos.
Somente no mês de janeiro já foram realizadas 623 abordagens, com isso, a polícia e os demais órgãos de fiscalização de trânsito apreenderam entorpecentes, prenderam pessoas suspeitas e também foragidas do sistema prisional, apreendeu também armas, além de carros roubados ou furtados. Os números de fevereiro ainda não foram divulgados.
O coordenador de operações da Secretaria de Segurança, está participando ativamente das ações em Teresina.
"As blitzes estão sendo realizadas de forma positiva, no qual nós, dentro do mês de janeiro, fevereiro, conseguimos localizar pessoas com mandados de prisão em aberto, tivemos êxito no combate ao tráfico de drogas, enfim, são medidas de extrema importância para a população. Nós estamos notando, dentro da sistemática das blitzes, que está diminuindo o índice de violência durante o período que elas estão ocorrendo", disse.
Além do combate ao crime durante o dia e a noite, as ações de blitzes são também de prevenção. Os condutores recebem orientações para colaborar com o trânsito. O BPTran disponibiliza policiais militares para a organização e fiscalização das blitzes.