A obra da Unidade Escolar, localizada no Portal da Esperança, Zona Norte de Teresina, que deveria se chamar Vila Paraíso está parada há pelo menos três anos.
A escola que iria atender as necessidades dos jovens, adultos e idosos aos poucos vem sendo depredada. Portas e janelas já foram arrancadas.
O local hoje vem servindo para acomodação de bandidos e o consumo de drogas. ?Tenho três filhos que estudam e têm que pegar ônibus para se deslocar até o bairro Pedra Mole, porque o colégio está acabado, cheio de mato e abandonado. Arrancaram os gradeados e as portas. Faz muita falta para meus filhos e outras pessoas?, disse uma moradora da região.
Na comunidade do Portal da Esperança, a única escola funciona em um prédio cedido pela prefeitura. São quase 1.000 famílias, onde a grande maioria é obrigada a se deslocar para bairros vizinhos, como Pedra Mole e Cidade Jardim em busca de estudos.
Segundo outro morador da região, há três anos a obra está parada. ?A escola esta jogada pelas cobras. Está cheio de mato. Já falei com o secretário de educação, ele me atendeu e disse que iria começar a obra e ate hoje nunca iniciou a obra. As pessoas precisam estudar. Estão levando tudo. Peço que tomem alguma providência o pessoal daqui está precisando?, declarou o morador.
O secretário de educação Átila Lira, disse que a escola é um projeto que estava em andamento e teve que ser interrompida por problemas técnicos e financeiros, mas já foi feita uma nova licitação e a obra será retomada. ?Esse projeto será de uma escola completa. O Governo e a Secretária Estadual de Educação firmam compromisso de concluir a obra ainda esse ano. Essa é uma prioridade nossa?.