Em entrevista exclusiva ao Bom Dia Meio Norte o diretor do Detran-PI, José Antônio Vasconcelos, falou que o Governo do Estado entende que não deve atrapalhar turistas no litoral e em festivais do interior com blitz e fiscalização. Citando o último final de semana de férias no litoral e o Cachaça Fest, Vasconcelos afirmou que o Detran-PI estará presente apenas orientando motorista, mas não vai fazer blitz com uso de bafômetros (etilômetros).
?As fiscalizações devem acontecer nos dias que antecedem essas festividades?, defende o diretor do Detran-PI, José Antônio Vasconcelos. Ele garante que em casos em que os motoristas estejam visivelmente embriagados e colocando a vida de outras pessoas em risco, haverá ação do Detran-PI, mas só nesses casos os motoristas devem temer a fiscalização. Esse entendimento de ?proteção do turismo?, de acordo com Vasconcelos, é compartilhado pelo governador Wilson Martins.
Sobre a nova política de regularização de veículos no Piauí. Na primeira semana de trabalho após o recesso, os deputados estaduais devem receber um projeto do Executivo que trata das facilidades e isenções de multas e juros para que proprietários de veículos não regularizados e que possuam baixa renda possam colocar seus documentos em dia. No Piauí são mais de 276 mil veículos com alguma irregularidade. No interior, a proporção é de aproximadamente 1 veículo irregular para cada veículo em dia.