Chuvas fortes registradas na tarde e noite de quarta-feira (04/04) deixaram ruas e avenidas alagadas na zona Leste de Teresina. Os trechos mais alagados foram da avenida Presidente Kennedy, no bairro São Cristóvão, na avenida Nossa Senhora de Fátima, na altura da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), no bairro Ininga, e no cruzamento da avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, no bairro São Cristóvão.
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), a chuva que aconteceu ontem já estava prevista, inclusive foram emitidos alertas. “Foi uma chuva bastante significativa tanto em termo de quantidade como intensidade, a média para chover em Teresina durante todo o mês de abril é de aproximadamente 266 mm, e ontem em uma estação de Teresina choveu 71,6 mm, mais de 20% do que deveria chover em todo o mês, e o agravante é que foi dentro de poucos minutos, por isso causou esses transtornos, esses alagamentos. Foi em uma intensidade forte em um período de tempo muito pequeno e que não permitiu o escoamento dessa água”, declarou.
“A Secretaria Estadual do Meio Ambiente faz o monitoramento de chuvas, a Defesa Civil está expedindo alertas, tanto que a Defesa Civil nessas áreas de risco estão quase de plantão ou pelo menos de prontidão. Nós temos área de risco em Luzilândia, por exemplo, porque o rio que passa na cidade já está perto da cota de alagamento, lá a Defesa Civil está sempre sendo alertada e o agravante é que principalmente no Norte do Estado deve acontecer chuvas bem fortes, a zona de convergência que está provocando essas chuvas está atuando agora em forte intensidade e por isso estão mais concentradas no Norte do Estado é o posicionamento desse sistema perto da linha do equador”, disse ela.
Sobre hoje, a metereologista afirmou: “Vamos ter chuvas sim, mas não se espera essa intensidade que aconteceu ontem, mas para o Norte do Estado sim, principalmente extremo Norte do Estado vão ter chuvas muito fortes. Não se descarta uma chuva forte em Teresina, mas pelo menos é previsto que não aconteça”, finalizou.