Na manhã desta sexta-feira, 26 de março, o programa Bom Dia Meio Norte entrevistou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que falou sobre a assinatura do decreto municipal concedendo ponto facultativo aos servidores da administração nos dias 29 de março e 1º de abril, como também a antecipação do feriado do aniversário de Teresina tradicionalmente comemorado no dia 16 de agosto, para a próxima quinta-feira 31 de março.
As novas ações entram em consonância com o decreto estadual, assim, o município terá um período de 10 dias com medidas mais restritivas, que visam desencadear numa menor circulação de pessoas.
“Devido essa sequência de decretos que o governador já fez, eu aproveitei também para dar ponto facultativo para os servidores públicos para não dizerem que a gente está indo na contramão. Eu mesmo vou trabalhar de maneira interna na prefeitura, nós começamos a administração há pouco tempo e tem muitas coisas a se fazer, antecipei também o feriado do dia 16 de agosto para aproveitar e ajudar esse distanciamento do povo já que com essas aglomerações nós temos que ter atitude”, declarou.
O gestor revelou quais serão as próximas medidas que serão tomadas pela prefeitura. “A partir da semana que vem nós vamos ter em vários pontos da cidade pias com agua e sabão, praças, pontos de ônibus, sempre reforçando na higienização. Assim como vamos realizar o rastreamento do vírus pela cidade. Só que não adianta a prefeitura fazer rastreamento com o povo de Teresina se as fronteiras, a comunicação com Ceará, Maranhão ficar livre, temos que trabalhar em conjunto, os poderes são independentes e tem que caminhar harmonicamente, estamos na medida do possível caminhando harmonicamente. Vamos fazer uma testagem em massa e identificar os infectados assim como a Coréia do Sul fez, vamos rastrear os contaminados e assim tomamos decisões mais objetivas”, disse.
Sobre as vacinas, Dr. Pessoa afirmou: “A Prefeitura de Teresina logo nos primeiros dias entrou no consórcio dos prefeitos de todo o Brasil, estamos cumprindo todo o rito dessa comunicação de compra de vacina, eu estou também em consonância com o governo para que a gente compre vacina para a cidade, o governo já se comprometeu que 50% das vacinas sejam aplicadas em Teresina essa harmonia está acontecendo, pena que as vezes ainda está travado para a compra, porque elas precisam de autorização do governo federal”.