Dona de carro que aparece em vídeo recebeu várias ameaças, informa delegado

O delegado falou sobre a situação preocupante que Teresina vive com relação a abandono de animais.

O delegado Emir Maia, titular da Delegacia do Meio Ambiente, concedeu uma entrevista na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, no programa Bom Dia Meio Norte, onde falou sobre a situação preocupante que Teresina vive com relação a abandono de animais. 

Segundo o delegado, o Centro de Zoonoses pode entrar em colapso caso a Prefeitura de Teresina não crie um abrigo para esses animais. “Hoje mesmo estaremos diligenciando alguns alvos na capital. É gritante o número de abandono de cães na cidade, se a prefeitura não agir para criar um abrigo provisório nós vamos entrar em um colapso porque esses cães uma vez apreendidos ou resgatados pelo Centro de Zoonoses para lá vão e lá ficam. Nós temos agora um impedimento de ordem legal que não se pode mais eutanasiar cães apreendidos então o Centro vai entrar em colapso porque não tem como eutanasiar, portanto nós vamos ficar de mãos atadas porque não adianta apreender sem ter para onde levar”, declarou. 

Delegado alertou que Centro de Zoonoses pode entrar em Colapso - Foto: Prefeitura de Teresina

Caso do cão que viralizou no final de semana

Sobre o caso do cachorro que apareceu em um vídeo que viralizou nas redes sociais seguindo um veículo na Avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina. O delegado alertou para que a população tome cuidado antes de compartilhar imagens sem averiguar corretamente a situação. 

“Nós fomos acionados para investigar esse vídeo no sábado, logo após o delegado geral me enviar esse vídeo ele viralizou nas redes sociais criou-se uma comoção social muito grande, as pessoas passaram a investigar por si só. Ocorre que nós chegamos ao proprietário do veículo, é uma senhora, ela nos disse ainda no domingo que tinha repassado esse carro para um terceiro, nos mandou a cópia do contrato de compra e venda. No domingo a noite ainda nós acionamos o BPA porque havia informes de que o cão estava pela Coelho de Resende na altura da Miguel Rosa, o BPA foi lá mas não conseguiu resgatar porque uma protetora já o tinha feito. Por volta das 23h do domingo eu recebi uma mensagem dizendo que o cão já estava com uma pessoa, eu disse que o animal precisava ir a delegacia para ser apreendido e passar pela perícia porque nos tínhamos um inquérito em andamento”, informou.

Animal foi resgatado e está agora em uma adoção temporária - Foto: Reprodução

Segundo Emir Maia, a proprietária do veículo chegou a receber várias ameaças nas suas redes sociais e teme pela sua vida. “Ontem nós ouvimos a proprietária do veículo que está muito preocupada pelo seu linchamento moral nas redes sociais, esse video viralizou e por pouco não tivemos prejuízos maiores porque o nome e endereço da vítima foram divulgados. Ela recebeu ameaças a sua integridade, inclusive física, foram postas nas redes sociais, então nós temos que ter muito cuidado ao divulgar essas imagens, precisa ser melhor investigado sempre com prudência e sabedoria”, disse. 

“Estive em diálogo com uma das pessoas que acolheram o cão, onde ela nos disse que ele se encontrava nas redondezas há mais de semanas e a vizinhança o acolheu dando água e comida por isso que o cão não saiu dali. O que aconteceu é que a proprietária de uma residência das redondezas chegou nesse Uber, desceu do carro e o cão viu. Ela disse que tinha entrado em casa para pegar dinheiro e voltou novamente para o carro para pagar, nisso o cão acompanhou, se dirigiu ao lado esquerdo do veiculo e ficou olhando pelo vidro, ela pagou, saiu do carro e o cão não viu, então ele passou a acompanhar o veículo por algumas quadras mesmo sem a mulher lá dentro”, contou.

“Esse cão vivia em estado de abandono, ninguém sabe quem foi o autor, ontem através de um termo ele recebeu um lar, isso é que é importante e o mais importante é a lição para que nós possamos investigar com prudência, com calma, não podemos fazer justiça com as próprias mãos”, finalizou.

Delegado Emir Maia concedeu entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte - Foto: Reprodução/Bom Dia Meio Norte

Tópicos
SEÇÕES