A diretora do Hospital de Canto do Buriti, Marine Oliveira, concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte onde falou sobre uma vídeo que circula nas redes sociais em que familiares de uma mulher grávida alegam que ela deixou de ser atendida na unidade de saúde porque não votou em um político nas eleições desse ano.
No vídeo, uma mulher filma a grávida e afirma: “Oh minha gente estamos aqui no hospital de Canto do Buriti, desde ontem sentindo dor e simplesmente não vai fazer o parto porque ela não votou no partido que o hospital ocupa. É de dar dó, pressão já subiu, quem puder compartilhar eu agradeço”.
A diretora afirmou que tudo não passa de uma fake news. “Esse vídeo é uma fake news que foi espalhado em Canto do Buriti por um pequeno grupo político do presidente Bolsonaro que são acostumados a trabalhar dessa maneira e a verdade é que essa paciente deu entrada no sábado no hospital de Canto do Buriti. Ela foi prontamente atendida, avaliada pela médica do plantão, a médica achou por bem cadastrar a paciente na regulação e encaminhar ela para o hospital de referência, que é o hospital Tibério Nunes que tinha realmente competência de tratar o caso dela”, declarou.
“E assim foi feito, ela foi cadastrada 09:40, 09:43 a vaga dela já saiu e foi disponibilizada ambulância, técnico, tudo para que ela fosse transportada em segurança”, disse.
Marine Oliveira destacou ainda que a mulher deu entrada no hospital no sábado e no domingo obteve informações que ela se recusou a ir para o hospital de Floriano. “No outro dia pela manhã fui surpreendida com esse vídeo, ela deu entrada no sábado, esse vídeo foi domingo pela manhã porque até então eu achei que a paciente teria ido para Floriano e eu soube que não, que ela se recusou e disse que não iria para Floriano”, pontuou.
“Eu soube por áudios que eles estão divulgando nas redes sociais que ela foi ganhar o bebê em São Raimundo Nonato. Canto do Buriti não é referência para São Raimundo Nonato, então cabe aqui investigar quem levou, como foi transportada e que acesso é esse que as pessoas estão tendo dentro de São Raimundo Nonato, sendo transportados de forma ilegal para fazer atendimentos.Já foi solicitado junto a Secretaria de Saúde, Ministério Público quem está levando essas pessoas de forma irregular e indo contra as diretrizes de saúde do estado”, declarou.
Para finalizar, a diretora destacou os trabalhos feitos na unidade de saúde. “O Hospital de Canto do Buriti atende a todos sem distinção, é tanto que assim que assumimos a gestão nós fizemos uma transformação, o hospital não fazia cirurgia, parto, hoje já fizemos mais de 1.000 cirurgias e 125 partos só esse ano. A gente trabalha em benefício do povo”.