Conselho Nacional de Trânsito torna obrigatório o uso de simuladores nas autoescolas

Conselho Nacional de Trânsito torna obrigatório o uso de simuladores nas autoescolas

O uso de simuladores nas autoescolas para a categoria A e B agora se tornou obrigatório segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Segundo informações, as empresas tem até o dia 31 de dezembro para se adequarem a nova regra.

 De acordo com o diretor de habilitação do Detran, Venâncio Cardoso, a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, 20% das aulas devem ser feitas pelo simulador, ou seja, das 25 horas aula, 20 continuam na prática veicular e 5 serão feitas no simulador.

“Das 20 horas aulas que serão feitas no carro, quatro terão que ser obrigatoriamente no período noturno. E das cinco do simulador, uma também terá que ser feita no período noturno. O CONTRAN fez estudos de que o simulador no caráter pedagógico é importante no momento de tirar sua CNH, ou seja, as auto escolas não precisarão cada uma comprar um simulador como está sendo hoje questionado. Elas podem se unir e várias fazerem os seus exames e testes práticos no mesmo simulador. Se fala que irá aumentar o custo da CNH, a partir do momento que cinco horas/aulas serão obrigatoriamente feitas no simulador  deixa de ter o custo efetivo com o carro, com o professor, então esse custo que está sendo veiculado não é real para o DETRAN”, afirmou o diretor.

Tópicos
SEÇÕES