“Conseguimos diminuir o número de pessoas mortas”, diz Fábio Abreu

“Conseguimos diminuir o número de pessoas mortas”, diz Fábio Abreu

Na manhã desta quarta-feira (23/12), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o secretário de segurança pública do Piauí, Fábio Abreu, para falar sobre a segurança do Estado no ano de 2015 e as dificuldades encontradas por ele na administração da pasta.

“O que nós observamos durante esse percurso é a questão da experiência, você vai ganhando com a gestão, sabendo como se desenvolve todo esse processo da secretaria que é totalmente atípica, não se consegue fazer uma previsão com relação a acontecimentos uma vez que são inesperados, então tudo isso aí gera problemas e nós com esse período de praticamente um ano conseguimos ter uma noção de como devemos nos comportar em relação a determinados fatos”, declarou ele.

Sobre os números e dados do Piauí em relação aos outros Estados do Brasil, o deputado afirmou. “O Piauí foi talvez um dos poucos que não aumentou em relação ao ano passado na maioria dos índices que são observados em pesquisa, esse é um resultado muito bom principalmente diante de tantas dificuldades que nos enfrentamos, foi uma superação nós termos diminuído a quantidade de pessoas mortas, temos que levar em consideração as pessoas que nós salvamos nesse período e o nosso objetivo é preservar aquilo que é mais importante na nossa sociedade que é a vida”, disse.

Ao ser indagado sobre a sua opinião sobre os menores, o secretário afirmou que deve existir um endurecimento das leis. “Uma lei feita especificamente deve ser cumprida é o seu grande detalhe e objetivo. Nós temos atualmente em termos de lei dados que elas conseguem deixar um indivíduo preso por 30 anos e o menor precisa disso com relação a cumprimento, prazos e estabelecer uma pena rigorosa para ele com o mesmo tratamento”, destacou Fábio Abreu.

Sobre 2016, Fábio Abreu revela: “Vai ser um ano que nós vamos investir muito na área social em parceria com outros órgãos, vamos estar no caminho correto com relação a dar oportunidades, fala-se em ressocializar então precisa dar vaga para essas pessoas, temos o carro chefe que é o projeto Cidadão Mirim e vai com toda certeza alavancar o próximo ano. Queria agradecer ao deputado João Madson que foi quem vez uma espécie de arrecadação de emendas e conseguiu uma quantidade expressiva de recurso para o próximo ano com relação a esse projeto”, afirmou.

Para finalizar, Fábio Abreu afirmou que as pessoas devem fazer uma análise e ver que a secretaria de segurança conseguiu produzir e produziu muito mais do que o normal. “A tendência natural que vinha acontecendo é esse ano nós fecharmos com um aumento no numero de mortes, roubo e nós conseguimos fechar com uma redução, lógico que não foi um avanço que eu particularmente queria, mas com toda certeza nós temos muito a avançar”, disse.

Tópicos
SEÇÕES