Associação propõe faixa exclusiva para motociclistas em Teresina

Associação propõe faixa exclusiva para motociclistas em Teresina

Velocidade, álcool e o não uso do capacete são os principais fatores para o crescimento do número de acidentes envolvendo motocicletas. Só em Teresina, dos veículos cadastrados no Detran as motos representam 57% o equivalente a 170 mil motocicletas circulando na capital.

Seja pelo investimento reduzido, facilidade para compra e custo benefício, a motocicleta se tornou o veículo mais utilizado. Nas vias de trânsito, ela se sobressai e pela liberdade de entrar em pequenos espaços acaba levando vantagem em relação aos carros, porém os riscos são grandes.

Para organizar o trânsito, o projeto de implantação de uma faixa exclusiva para motocicletas vem sendo discutido em Teresina. Uma ideia que já foi abraçada nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e que rendeu bons resultados, inclusive a redução no número de acidentes.

O presidente da associação dos motociclistas do Piauí afirmou que o projeto foi elaborado em 2009 e já é de conhecimento da Strans. “Tivemos um espaço agora com o superintendente da Strans que pediu para a gente apresentar esse projeto que nós protocolamos ontem. A importância dele é dar um espaço para as motos, não vai modificar nada, tudo vai continuar do mesmo jeito, apenas é uma questão de conscientização dos motoristas e dos motociclistas. Nos Estados que já foram implantados definitivamente reduziu em  torno de mais de 90% os acidentes causados por motociclista nas vias”, declarou.

O projeto tem uma boa repercussão na sociedade. “Seria uma boa ideia, porque ia diminuir os acidentes com motos e  o motociclista não tem respeito no trânsito, só quem sofre as consequências são eles”, disse.

Tópicos
SEÇÕES