Agentes penitenciários recebem novas armas e equipamentos

Agentes penitenciários recebem novas armas e equipamentos

Na manhã desta quinta-feira (18/01), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, que falou sobre a entrega de novas pistolas calibre .40 e equipamentos de proteção individual a agentes penitenciários em homenagem ao Dia do Agente Penitenciário. A solenidade acontecerá às 09h30, na Casa de Custódia de Teresina.

A Sejus adquiriu 500 pistolas e outros tipos de armas – como espingardas calibre 12 e carabinas 5.56 – e tem entregue aos agentes penitenciários, para reforçar a segurança nos estabelecimentos penais.

“Hoje a Secretaria de Justiça está com uma série de programações nas mais diversas unidades prisionais tratando desse tema que é um eixo fundamental nosso. Ao longo de 2015 para cá nós temos constatado o fortalecimento nas ações que envolvem o servidor. Estamos muito felizes com essa data e com isso iremos fazer uma solenidade na Casa de Custódia com a entrega de armamentos e outras ações que envolvem o servidor”, disse.

A meta da gestão da Sejus é garantir que cada agente tenha uma arma, o que, de acordo com o órgão, vai melhorar a gerência dos serviços penais – tanto a rotina carcerária quanto em eventuais distúrbios, como motins e rebeliões – e, com isso, assegurar mais proteção aos servidores, à população e aos próprios detentos.

“Desde o início da nossa gestão nós temos buscado a valorização do servidor, tivemos um aumento significativo na parte da remuneração que não acontecia há muito tempo e nós tivemos essa felicidade junto com o governador de um melhor pagamento. Hoje o salário do agente penitenciário do Piauí é um dos maiores do Brasil, isso representa também uma série de avanços no ponto de vista institucional, não é só a questão financeira. Obrigatoriamente para entregarmos essas armas eles tem um curso específico para esse armamento em um período de pelo menos 90 dias anterior a data da entrega. Diga-se de passagem é o primeiro estado do país que está conseguindofazer essas entregas aos servidores”, destacou o secretário.

Tópicos
SEÇÕES