A diferença entre sensacionalismo e realismo

A diferença entre sensacionalismo e realismo

Veja o texto na íntegra:

Eu preciso da sua atenção, de forma ainda mais especial, por 2 minutos, pra pontos que eu quero esclarecer agora, de uma vez por todas.Eu acordo, todos os dias, as 4 da madrugada. Antes das 5 eu já estou aqui no batente. Deixo minha mulher e filha e venho para a batalha do dia a dia, dar a minha contribuição, fazer a minha parte pra que o jornalismo da Tv Meio Norte cumpra a sua missão de bem informar.Mesmo quando o programa encerra, um pouco antes das 9 da manhã, eu continuo na minha tarefa profissional. Faço jornalismo 24 horas por dia. Pra mim não tem ?cerca? quando o assunto é informar, noticiar, esclarecer...enfim, fazer o meu trabalho.Esse trabalho, cansativo, desgastante, que nos expõe diariamente, é baseado somente em uma coisa: na verdade.É a dura realidade da vida o que mostro aqui, todos os dias.Não há ficção aqui. Não se inventa nada aqui. Mostramos o que acontece, por mais duro que seja pra nós e por mais chocante que seja pra você de casa. Mas sabe porque?

Porque entendemos que é vendo, tomando conhecimento dos fatos e de como eles acontecem que você pode se prevenir e orientar a sua família a tomar as precauções.

ISSO É REALISMO!

ISSO NÃO É SENSACIONALISMO!

O que é sensacionalismo? É um jornal de TV matutino que mostra a vida como ela é, ou são as novelas das oito, por exemplo, que fazem ficção com todo tipo de desvio de conduta, como roubo, traição, assassinato e o ?diabo a quatro??

É sensacionalismo usar toda a energia que temos, perder horas, dias de sono, na tentativa de ajudar as pessoas a encontrarem um consolo nas suas dores, como fazemos aqui, ajudando pessoas simples, humildes, desamparadas?

E o que dizer de seriados que colocam casais nus, fazendo sexo dentro de nossas casas, em horários inapropriados, só pra aumentar a audiência.Isso é o quê??

REALISMO é a palavra chave do que fazemos aqui. Somos seres humanos, igual a você. Sofremos com a dor dos nossos irmãos, mas a nossa tarefa é informar, noticiar, cobrar da polícia e da justiça que tomem providências.

É nossa tarefa, ouvir autoridades, confrontar opiniões e não deixar que casos como o de Fernanda não caiam no esquecimento. ....Se isso for ser SENSACIONALISTA, então , muito prazer, AQUI ESTÁ UM !

Por fim, quero deixar claro: não me abato com críticas. Sei que nossa profissão é muito fragilizada. Quando alguém quer falar mal de alguém, liga a TV, e no primeiro que topa, sai esculhambando.

É o preço que temos que pagar por sermos pessoas públicas e sermos o canal entre a notícia e o cidadão.

Por outro lado quero lembrar que temos uma legião de pessoas que compreende e respeita o nosso trabalho. São pessoas que se colocam no nosso lugar, assim como nos colocamos no lugar delas.

Esta parceria, verdadeira, sem falsidade, sem ficção, é que nos faz seguir em frente, na certeza de que estamos no cumprimento do nosso dever.

VIVA O REALISMO! Viva a televisão com sentimentos, a televisão da coragem e da sinceridade.

Tópicos
SEÇÕES