Washington Bonfim fala sobre o planejamento da Prefeitura para 2017

Washington Bonfim fala sobre o planejamento da Prefeitura para 2017

Nesta terça-feira (03), o secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, Washington Bonfim, esteve no Agora falando sobre como o município está se organizando para enfrentar mais um ano de crise econômica. 

De acordo com Bonfim, a equipe de gestão da prefeitura definiu dois focos principais e desde o final do ano passado tem se reunido para definir as medidas de ajuste que o município precisará tomar. 

"Nós temos dois focos: o primeiro é a questão do planejamento e o segundo a questão da prioridade. Desde o final do ano passado a gente tem estudado essa situação financeira, tivemos no ano de 2016 os recursos da repatriação, o precatório da educação e essas foram receitas esporádicas, que em 2017 não vão se repetir. Então, foi feita uma reunião com todos os secretários e todos foram informados que o esforço fiscal da prefeitura, corresponde, nesse ano de 2017, a cerca de R$ 62 milhões de reais, que vão ser oriundos basicamente de custeio, cargos comissionados e horas extras. Vamos reduzir as despesas da área meio para favorecer os investimentos que a cidade necessita”, explicou.

De acordo com Washington Bonfim, cada um dos secretários deve reduzir as gratificações em suas pastas em 20%. Além disso, ele destaca que a Prefeitura planeja extinguir alguns cargos. 

"O corte é de 20%, cada secretário está analisando o seu conjunto de gratificações, Saúde e Educação são mais preservadas porque são áreas fins, e até o inicio do mês de janeiro deve ser enviado um projeto à Câmara Municipal para que esses cargos sejam extintos definitivamente da estrutura da prefeitura”, afirmou. 

O secretário ainda destacou que em 2017 novos concursos na capital estão suspensos, mas, destacou que classificados em certames anteriores deverão ser chamados ao longo do ano. 

"Na realidade, a determinação do prefeito é não realizar novos concursos, mas, nós temos, por exemplo, um concurso importante da área meio que envolve auditores fiscais e alguns cargos novos e esse concurso deve ser homologado agora dia 20 de janeiro e as pessoas serão chamadas ao longo desse primeiro semestre. Conforme a necessidade ainda há pessoas classificadas em concursos da Saúde e Educação, então fora dessas áreas não deveremos ter concurso em 2017”, afirmou. 

Tópicos
SEÇÕES