Nesta quinta-feira (12), o vereador Deolindo Moura (PT) esteve no Jornal Agora para falar sobre o aumento da tarifa do transporte público urbano de Teresina, bem como sobre as manifestações que o aumento desencadeou na capital.
De acordo com o vereador, o aumento é abusivo e afeta principalmente a classe trabalhadora de Teresina. O parlamentar, no entanto, defende um maior dialogo entre a Prefeitura de Teresina e os manifestantes.
"Nós somos contrários a aumento nessa proporção de 20%, não só na questão do transporte coletivo, mas, todo e qualquer aumento nessa proporção. Nós tivemos uma inflação girando em torno de 6% e nós temos aumento justamente no transporte coletivo, que conduz o trabalhador, nesse valor. Tanto da parte dos manifestantes, quanto da prefeitura tem que existir essa prudência da busca pelo diálogo em todo momento", afirmou.
Segundo Deolindo Moura, o congelamento do preço da passagem estudantil é fruto do suor dos estudantes e não mérito da prefeitura.
"É um equivoco colocar tão somente na conta da prefeitura o congelamento da passagem, o congelamento da passagem do estudante foi garantido a duras penas, com sangue e suor dos estudantes nas ruas, como estão agora. Esse não é um mérito da Prefeitura e sim dos estudantes”, disse.
O vereador ainda afirmou que pretende apresentar uma proposta na Câmara Municipal de Teresina para que a composição do conselho que define o preço da passagem seja alterada.
"Como vereador, eu quero colocar uma proposta que possa mudar a composição do conselho, essa composição hoje é paritária, mas, eu acho que precisa de mais mecanismos de controle, mais grupos que entendam da planilha e cálculo que é feito para o aumento dessa tarifa. Queremos propor um maior tempo entre o pedido de aumento feito pelos empresários e a sanção do prefeito, hoje isso é feito em uma semana”, afirmou.