Daniel Solon (PSTU), candidato ao Governo do Estado, foi o convidado do programa Agora no início da tarde desta quinta-feira (04). O objetivo é tratar do plano de governo dos candidatos por meio de um espaço democrático de 30 minutos a cada candidato.Os temas discutidos foram subdivididos por categorias.
Daniel Solon começou se expressar demonstrando seu desejo de servir o povo pobre e os trabalhadores do Piauí.
Saúde
“O que temos em Teresina é uma maquiagem do Governo do Estado da situação dos hospitais. Os hospitais estaduais funcionam apenas como postos de saúde, os hospitais de bairros também não funcionam bem. Aumentando de 12% para 30% o orçamento para a saúde pública. Há uma necessidade imediata de estatizar os hospitais privados. Saúde é direito de todos. Além disso o saneamento básico precário deve ser melhorado para diminuir o aparecimento de doenças. O que já temos como hospital público continuará sendo público. Mas hospitais privados devem ser estatizados, colocado sobre o controle dos trabalhadores. Onde tiver leito de UTI deve ser feita uma intervenção por parte do estado”.
Segurança
“Ao analisar o mapa da violência mostra que o Piauí teve um acréscimo de 50% no número de homicídios nos últimos 10 anos. Vamos combater essa realidade por procurar as causas da violência, garantindo educação, saúde, emprego, cultura e lazer de qualidade. Devemos investir em empresas que ofereçam oportunidade de empregos, para diminuir o número de jovens nas ruas. Polícias devem ser reformadas e criar um novo sistema de segurança pública, com uma polícia civil única e encerrar a Polícia Militar”.
Lei de responsabilidade fiscal
“O gestor deve ter a responsabilidade de usar os recursos públicos para melhoria de vida. Existem vários profissionais concursados que não podem ser chamados para trabalhar por conta da lei que controla os gastos para que haja o pagamento da dívida pública. É importante parar com a terceirização e priorizar a realização de concurso público”.
Transportes
“O transporte público em Teresina é uma verdadeira farra, que garante o lucro de empresários. A população tem que se submeter a uma humilhação tremenda e ainda paga uma tarifa altíssima. Temos a intenção de criar uma empresa pública de transporte e ampliar o metrô não apenas para Teresina, mas também para a Grande Teresina. A fonte de recursos para essa ampliação e melhoramento virá do PIB do Estado”.
Agronegócio
“A exportação de grãos como soja, milho é um forte do Piauí. As áreas devem ser tomadas pelo estado para a reforma agrária e distribuída para famílias que precisam de terra para ao fomento da agricultura familiar”.
Turismo
“O Piauí é um Estado lindo e temos que buscar desenvolvimento também nessa área, não apenas para os grandes empresários, mas para as famílias piauienses”.