Francisco Guedes, presidente da FAPEPI, órgão de incentivo a pesquisa científica do Estado, concedeu entrevista ao Programa Agora considerando os problemas enfrentados pelo órgão como atraso no pagamento da remuneração de bolsistas.
“Infelizmente o governo passado não honrou os compromissos e as bolsas estão atrasadas desde outubro de 2014. Vamos pagar os 135 bolsistas com a mesma preocupação do governador com os funcionários do Estado. Vamos conversar com o secretário de Fazenda para que esse pagamento seja colocado em dias logo logo”, disse.
Audiência
“Possivelmente dia 05 de fevereiro teremos audiência com o Ministro para ajudar a implantar no Piauí projetos de ciência e incentivo. Há um programa de integração de todos os órgãos de pesquisa do Estado à Fapepi. O nosso objetivo é popularizar a ciência. Na UFPI há vários pesquisadores e pessoas com grande destaque brasileiro no ramo da pesquisa. Vamos buscar ainda mais convênios e recursos com algumas entidades para que os estudantes e pesquisadores do Piauí continuem se destacando”, disse.
Apoio
“O governador disse que dará todo o apoio para a pesquisa no Piauí. A prefeitura de Teresina também faz sua parte nesse sentido. Apenas a graduação não é mais o suficiente, é preciso inovar com aumento do conhecimento e pesquisa”, declarou.
Francisco Guedes disse ainda que como presidente da FAPEPI sua função é somar e buscar mais recursos para ciência e tecnologia para o Piauí.