Em 2016, as 29 vagas da Câmara Municipal de Teresina serão disputadas por mais de 500 candidatos. A maioria das candidaturas foram homologadas em convenções que aconteceram no último final de semana.
Dos atuais vereadores da capital, apenas Rosário Bezerra (PT) desistiu da reeleição. Neste ano, o limite de gastos autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral aos candidatos à vereador na capital é de 155 mil reais, mas a maioria não atingirá o teto, é o caso do candidato pelo PSB, Luís Carlos, que reclama da desigualdade na disputa.
"É uma batalha muito desigual para nós, mas, o que a gente pode fazer? É lutar, brigar e tentar ver o que a gente pode conseguir", declarou.
O presidente da Câmara Municipal, Luiz Lobão (PMDB), que também irá disputar a reeleição, afirma que a grande oferta de candidatos é uma boa oportunidade para que o eleitor possa comparar e votar com mais qualidade.
"Vai ser uma eleição em que o eleitor vai votar de acordo com o conhecimento e a pretenção do candidato em ajudar a cidade. Geralmente é isso que decide uma eleição de vereador, a aproximação com o eleitor", afirmou.