Durante a madrugada de hoje, os termômetros na capital registraram a temperatura de 18 graus e no último dia 13, Teresina registrou sua temperatura mais fria do ano, com 17 graus. De acordo com a meteorologia, essas temperaturas mais amenas devem prosseguir até o mês de agosto.
De acordo com o professor de Climatologia, Werton Costa, o fenômeno que ocorre na capital é sazonal. Segundo ele, o frio resulta da existência de um ar mais seco e a ausência de nuvens no céu, comuns nesta época do ano.
"De um modo geral esse é um fenômeno sazonal, sempre que termina o período chuvoso a umidade migra do Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul passa a ser inverno, o que a gente chama de solstício, ocorre a queda de temperatura, mas, essa queda de temperatura está associada a pouca nebulosidade, a existência de um ar mais seco, que favorece a queda dessas temperaturas porque a radiação que entra na Terra durante o dia é rapidamente radiada durante a noite”, explicou.
Já de acordo com a metereologista Sônia Feitosa, estas temperaturas mais amenas têm prazo para acabar e o fenômeno deve começar a perder intensidade nos próximos dias.
"Essa condição de temperaturas mais amenas vai continuar até agosto, só que com menor intensidade. Essa massa polar que está atuando começa a perder intensidade de hoje para amanhã e vai diminuir os efeitos que estão provando esse frio”, afirmou.