O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, participou do programa Agora na Rede Meio Norte nesta quinta-feira(18). Ele falou sobre as consequências das delações dos irmãos ( Joesley e Wesley) da JBS que citaram o presidente Michel Temer sobre a compra do silêncio do deputado Eduardo Cunha. Chico Lucas não descartou que a presidente do Supremo, Carmem Lúcia, seja indicada para o cargo de presidente da República.
" A linha sucessória é o presidente da Câmara, o presidente do Senado e em seguida, a presidente do Supremo Tribunal Federal. Também podemos ter eleições indiretas, que isso, a constituição estabelece. Nesse caso, os congressistas iriam escolher o novo presidente para um mandato tampão", falou Lucas.
Sobre os crimes praticados pelo presidente Michel Temer, Chico Lucas citou o crime corrupção passiva, na qual ele recebeu propina de empresário e o crime de tráfico de influência e informação privilegiada, já que informações sobre a cotação da taxa de juros eram informadas com antecedência aos donos da JBS, no caso, os irmãos Joesley e Wesley Batista.
Quanto à possibilidade novas eleições diretas, o presidente da OAB-PI informou que apesar da constituição determinar eleições indiretas, o congresso pode aprovar uma PEC e se ter uma eleição direta. "No momento em que vivemos, o congresso não tem respaldo para escolher um novo presidente. A crise institucional é grave. Nós somos a favor de uma eleição direta, com escolha através do voto popular", falou.