Nesta sexta-feira (07), o deputado federal Silas Freire (PR) esteve no Agora falando sobre o impasse da bancada federal sobre a destinação das emendas impositivas dos parlamentares no Piauí, que correspondem a cerca de R$ 224 milhões.
Os parlamentares divergem entre três pontos de investimentos: o alargamento das rodovias do entorno de Teresina, o envio da verba para o Fundo de Saúde do Estado e a compra de veículos agrícolas para as prefeituras do interior.
"Nós temos as emendas de bancada e as individuais. Para a emenda da bancada, ficou acordado na LDO que nós daríamos prioridade a algumas áreas, porque o Piauí não tem grandes obras. Cada parlamentar pensa da sua forma, mas nos precisamos de uma grande obra no estado”, disse o parlamentar.
Silas Freire defendeu que é preciso que a bancada se esforce na duplicação nas rodovias federais que cortam Teresina porque a população de todo o estado precisa do suporte da capital.
"Quem e do interior que não vem para Teresina em busca de saúde?Demorando uma hora para entrar na cidade. Quem é que não vem estudar em Teresina? Fazer compras?”, questionou o deputado.
O parlamentar ainda sugeriu uma solução para o impasse, que seria a utilização da BR-343 e a destinação dos outros recursos para o Fundo de Saúde.
Corte de gastos
Silas Freire criticou o corte de gastos proposto pelo Governo Federal para áreas como a Educação e Saúde. Para ele, a solução do problema econômico brasileiro não passa pelo corte de gastos das duas áreas.
"Estamos vivendo o caos financeiro no país, precisamos fazer alguma coisa, mas será que é tirando e não botando na Saúde e na Educação que nós vamos resolver isso? Precisamos cortar da própria carne, mas, não é só do pobre. Vamos cortar na carne de quem usa iate, de quem vai para as praias do Caribe todo ano, vamos taxar as grandes fortunas”, afirmou o deputado federal.