Nesta sexta-feira (24), os comerciários de Teresina realizaram o protesto pelas ruas do centro de Teresina. Os profissionais reivindicam um reajuste de 20% no piso da categoria.
Após as primeiras negociações os comerciários decidiram aceitar um reajuste de 10%, mas os patrões acenam com um reajuste de 8%. Hoje à noite, em assembleia, a categoria vai decidir sobre o indicativo de greve, que pode ter início na semana que vem, caso as negociações não avancem.
“A gente aceita um reajuste de 10%, mas o setor patronal quer dar um reajuste para nós menor que a inflação e Constituição Federal nos garante as perdas salariais”, disse o diretor do Sindicato dos Comerciários, Sérgio Brito.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas, Tertulino Passos, no momento é difícil atender as reivindicações dos comerciários.
“Não adianta você fazer um reajuste daquilo que você não consegue fazer o pagamento. Se dermos um reajuste maior, vai aumentar, ainda mais, as demissões e isso não é interessante nem para o lojista, nem para o empregado”, afirmou.