Daniel Oliveira, Secretário de Justiça do Piauí, esteve no Programa Agora, onde concedeu entrevista e falou da atual realidade da população carcerária do Estado. segundo ele, é preciso combater os gastos com manutenção de presos, e o não investimento em ressocialização.
“Essa é uma realidade que precisamos combater, sabemos que o tema de segurança pública é sempre debatido. É como se já soubéssemos quem pratica crimes no Piauí. Muitos são presos e voltam a cometer crimes e isso merece atenção. Queremos ter uma cota para pessoas que saem do sistema prisional para ter acesso a educação. O Piauí deve dar atenção especial para aqueles que saem do sistema prisional”, afirmou.
Vagas nos sistema prisional
“A problemática da superlotação é grande. Sabemos que esse deficit hoje está em aproximadamente 1500 vagas. Precisamos de investimentos e continuidades de obras, como as da penitenciária em Altos e a construção de dois pavilhões novos para abrigar detentos. Acreditamos que neste primeiro semestre vamos estabilizar essa situação. É importante que a sociedade saiba que para pacificar é preciso que a secretaria de justiça mantenha sua participação junto a polícia e a segurança pública, tratando isso como parte importante”, disse.
Cuidar da base familiar de presos
“ O eixo de atenção a família e políticas de assistência social é um trabalho que está sendo organizado com a reestruturação da família. Se não cuidarmos do detento e da família dele, o preso pode se tornar ainda pior depois de cumprir a pena”, declarou.
Entrevista