Secretário Alano Dourado fala sobre as mudanças com a distribuição do livro 'Novo Enem'

Secretário Alano Dourado fala sobre as mudanças com a distribuição do livro 'Novo Enem'

Uma parceria entre Governo Federal e o Governo do Estado tornou possível a publicação de um livro com conteúdo e questões exclusivas para alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  


A medida surgiu a partir da preocupação dos profissionais e gestores da educação do Estado, com o elevado índice de notas baixas dos alunos piauienses no Enem 2013.  

Na tarde desta quarta-feira(10) o Secretário de Educação, Alano Dourado, esteve no Programa Agora e rebateu polêmicas a cerca da publicação do livro 'Novo Enem'.


O livro tem mais de 500 páginas e excelente conteúdo. Escrito pelo renomado autor Luís Romero, que realiza palestras e treinamentos na área de educação em todo o Brasil, o livro ajudará em muito aos alunos interessados em ingressar em universidades públicas e privadas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), bem como o programa Ciência sem Fronteiras que permite o aluno fazer intercâmbio e estudar no exterior.  


O secretário disse que o investimento inicial do governo do Estado foi de 6 milhões de reais.  

“Infelizmente só poderemos distribuir 100 mil exemplares, mas eles serão usados em sistema de comodato, onde , depois de utilizar o livro, um aluno passará para outro. Assim todos se beneficiarão”, disse Alano Dourado.


O secretário disse ainda que o livro foi publicado a partir da necessidade de um material para melhorar a qualidade das redações e demais áreas avaliadas no Enem.

“Um trabalho de pesquisa foi feito antes da publicação do livro, que é diferenciado e capaz de ajudar os alunos a serem aprovados no Enem. O próprio escritor Assis Brasil elogiou o conteúdo do livro e disse que há vários assuntos que são tratados no exemplar que muitos outros autores esquecem de pontuar”, declarou Alano Dourado.

Segundo o secretário, uma arquivo estaria sendo passado por e-mail, no valor de R$ 10, e que por conta disso haveriam averiguações sobre o investimento gasto pelo Governo do Estado na confecção dos exemplares.

“Um livro com várias imagens coloridas e mais de 400 páginas abordando 11 disciplinas, jamais pode ser comparado com um arquivo de computador”, finalizou Alano Dourado.

Alunos se beneficiam ao receber livro 'Novo Enem'

Os alunos da rede municipal e estadual de ensino que receberam um exemplar do livro 'Novo Enem' se familiarizam com o conteúdo do impresso e sentem-se mais empolgados para fazer o ENEM.

Para a estudante Ana Maria, o livro será de grande ajuda para ter a aprovação no exame.


“Estamos tendo a oportunidade de receber um livro que só quem tinha acesso eram os alunos da rede particular de ensino. Será um ferramenta muito importante para obter mais conhecimento e ser aprovada no Enem”, disse Ana Maria.

Alunos do Programa Mais Saber, em modalidade de ensino a distância, também terão a ajuda do livro para se prepararem para o exame. Há mais de 20 anos fora da sala de alua, a aluna do Mais Saber, Gracilene Miranda, se sente empolgada com a chegada do livro.

“Eu passei muito tempo fora da sala de aula, mas agora terei a oportunidade de me preparar ainda mais para fazer o ENEM”, disse Gracilene.

Para o professor e superintendente de ensino, Edijofre Coelho, o exemplar 'Novo Enem', terá importância significativa na mudança da educação no Estado.


“A qualidade do livro é imensa. A secretaria não pensou apenas no aluno que fará o Enem esse ano, mas o aluno já entra no ensino médio tendo acesso ao livro e terá 3 anos para se preparar e com certeza ser aprovado no exame”, disse Edijofre Coelho.

 

Por: Fabrize Lima

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Confira a reportagem:

Tópicos
SEÇÕES