Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde anunciou que a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2016, programada para ser iniciada, neste sábado (19), foi adiada. Ainda não há uma data uma nova data para o início da campanha de vacinação. O adiamento se deu por conta do não recebimento de insumos, seringas e agulhas, pelo fornecedor contratado.
De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, houve um problema técnico de produção na fábrica, que atinge todo o país.
“Tivemos um problema no recebimento desses insumos, seringas e agulhas, por conta da matéria-prima, e dificuldade na distribuição. O fato é que nós estamos aguardando um posicionamento do fabricante para que a gente possa dispor desses insumos e aí tornar normal essa iniciativa da campanha", afirmou.
A previsão é que até dezembro os municípios recebem os insumos e possam realizar regularmente a campanha. Pelo calendário nacional de vacinação orientado pelo Ministério da Saúde, as campanhas devem ser realizadas com período mínimo de seis meses.
Ao todo, foram adquiridas 800 mil agulhas e seringas para distribuição em todo estado, sendo que as 780 mil doses de vacinas já foram distribuídas.