Em virtude de todos os problemas do Sistema Penitenciário do Piauí, a Secretaria de Justiça adquiriu 20 espingardas calibre 12. As armas já esta disponíveis para os agentes que irão passar por um treinamento específico. A solenidade de entrega dos novos equipamentos aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), na Casa de Custódia.
“O sistema prisional do Piauí é bastante carente nessa questão do armamento. Se passaram anos sem que recebêssemos novos armamentos. Ainda continuaremos a solicitar novos equipamentos”, disse Kleiton Fonseca, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí.
De acordo com o secretário da Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, até então, as penitenciárias do Piauí tinham apenas 15 espingardas do tipo. O gestor destaca que esta é a primeira vez que a Secretaria adquire armamento, já que, antes, segundo ele, esse tipo de equipamento era doado pela Secretaria da Segurança e pelo Ministério da Justiça.
“Queremos assegurar a política de pacificação nas unidades penais do Piauí. No próximo ano, mais armas e equipamentos de segurança serão entregues. Estamos seguindo a orientação do governador Wellington Dias no sentido de trabalhar em conjunto com as demais secretarias e garantir efetividade às ações”, ressalta Daniel Oliveira.
O diretor de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria da Justiça, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, frisa que o secretário da Justiça já autorizou a aquisição de novos equipamentos de segurança, dentre os quais pistolas .40, carabinas .40, metralhadoras, fuzis calibre 556, granadas, munição letal e não letal, coletes balísticos e capacetes.
A solenidade contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Fábio Abreu, que reforçou a parceria com a Sejus e demais órgãos de segurança, no sentido de avançar no combate à violência e proteger os cidadãos. “Temos de dar condição ao policial, ao agente penitenciário, para que eles possam trabalhar de forma eficiente”, diz.
A entrega das armas contou também com a presença do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, que destacou a iniciativa da Secretaria da Justiça, ao adquirir pela primeira vez armamento para o sistema penitenciário, como um avanço na garantia de melhoria do trabalho dos agentes.
O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Carlos Augusto Gomes, destaca que as novas armas vão melhorar o serviço nas unidades e anunciou que o Comando Geral da PM vai disponibilizar novas pistolas para a Casa de Custódia de Teresina, seguindo a orientação do Governo do Estado para reforçar a parceria entre os órgãos.
Texto: Agora/ Governo do Piauí