Na manhã desta sexta-feira, no auditório da Escola Penitenciária, em Teresina, aconteceu o Encontro Pedagógico sobre o Plano Estadual de Educação nas Prisões do Piauí.
O evento, reuniu professores e representantes das secretarias de Justiça e de Educação do Estado, debatendo as estratégias e metas inseridas no Plano, que já foi enviado ao Ministério da Justiça e Ministério da Educação.
Segundo a coordenadora de Ensino da Secretaria de Justiça, Jussyara Valente, o Plano busca assegurar a assistência educacional e outros benefícios, de forma a garantir a ressocialização nas penitenciárias.
Dentre as metas estão a universalização do ensino – estendendo a formação educacional a todas as unidades prisionais –, a erradicação do analfabetismo e oferta de qualificação profissional.
O sistema penitenciário do Piauí conta, hoje, com quase 600 internos estudando nos níveis Fundamental e Médio de ensino – divididos em sete etapas da Educação de Jovens e Adultos, a EJA.
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, diz que é necessário avançar na garantia da educação nas penitenciárias. No Piauí, das 15 unidades prisionais, dez já contam com prestação educacional.
“Acredito que a partir desse plano vamos poder garantir e respeitar as pessoas, preservando a vida delas com ressocialização”, disse Daniel Oliveira, Secretário de Justiça.
Sobre a ajuda de funcionários em fugas de presídios, o secretário preferiu não se pronunciar e emitiu nota informando que um processo investigatório será aberto.
Texto: Sejus/ Agora